Re-conhecendo os saberes e práticas indígenas e quilombolas na Educação é tema de minicurso online, dia 13/09; inscrições abertas
Re-conhecendo os saberes e práticas indígenas e quilombolas na Educação é tema de minicurso virtual (módulo I) – Gira Saberes, que acontece pelo Google Meet, no dia 13 de setembro, a partir das 15h. O evento traz como convidados Elenilson Gomes Kanindê de Aratuba e Evandro Clementino – ativista do movimento quilombola, membro da comissão interinstitucional de educação escolar quilombola do Ceará e do núcleo dirigente da comunidade Kolping quilombola Serra do Evaristo.
As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de setembro por meio de formulário eletrônico, que encontra-se neste link. O evento – promovido pelo projeto de extensão Gira das Yabás – é aberto a toda comunidade acadêmica e a atividade terá certificação.
O minicurso visa promover uma reflexão sobre inclusão e valorização dos conhecimentos e práticas tradicionais indígenas e quilombolas no ambiente escolar. O objetivo é reconhecer e respeitar a diversidade cultural, aproximando educadores e alunos das histórias, tradições e saberes desses povos. Durante a percurso, os participantes terão acesso aà Cartilha de Saberes do Quilombo do Evaristo, que foi elaborada pela Comunidade do Evaristo, além das práticas pedagógicas na Escola de Educação Indígena Kanindé de Aratuba.
A proposta é criar um espaço de diálogo e troca de experiências, valorizando a oralidade, as narrativas ancestrais e os conhecimentos práticos para auxiliar os profissionais da educação em seu cotidiano.
Projeto de extensão
O curso Gira dos Saberes – dividido em dois módulos – é uma ação do projeto de extensão da Unilab Gira das Yabás, coordenado pela docente Juliana Araújo. O segundo módulo tem previsão para acontecer em outubro.
O Gira das Yabás é um projeto de extensão que busca informações e diversos saberes descentralizados do eurocentrismo, com o intuito de promover os saberes tradicionais provenientes de diferentes etnias. Nesse sentido, tem como objetivo promover, divulgar e dar voz aos mestres dos saberes tradicionais com a finalidade de colaboração direta com a diversidade de integração na Unilab. Assim, o projeto tem como finalidade ainda trazer, representar e partilhar saberes tradicionais decoloniais para a universidade e a comunidade.
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