Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Nesta terça-feira (10), acontece o I Congresso Nacional de Educação Especial Inclusiva (CNEEI) na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Castanhal/PA. Acompanhe a programação!

Data de publicação  06/11/2024, 12:52
Postagem Atualizada há 1 semana
Saltar para o conteúdo da postagem

Evento de 10 a 12 de dezembro no formato híbrido com transmissão on-line. Acompanhe!

A partir desta terça-feira (10), até o dia 12 (quinta-feira), acontecerá o I Congresso Nacional de Educação Especial Inclusiva (CNEEI) – no formato híbrido (presencial e com transmissão on-line), no Campus I Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Castanhal, no Pará.

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE/Unilab) e visa promover o debate científico, político e ético sobre a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica para atuarem na Educação Especial Inclusiva, problematizando o cenário atual; as perspectivas e desafios postos pelas novas políticas públicas de formação docente e pelas demandas educativas que continuam com baixo atendimento na Educação Especial, como as pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.

O evento estimula a aproximação entre a Educação Superior e Básica, pois convida a refletir sobre a formação docente de forma ampla e articulada a diferentes espaços formativos (Universidades, Redes de ensino, escolas entre outros) e aos desafios pedagógicos, curriculares e de gestão que emanam do cotidiano escolar e das crescentes demandas sociais.

Importa esclarecer que a oferta de formação inicial em Educação Especial Inclusiva, até 2023, era pouco exercida pelo setor público, estando localizada em apenas 3 Instituições Federais de Ensino (UFSCar, UFSM e UFRRJ), das regiões Sudeste e Sul, com o Parfor Equidade 2023, vislumbra-se a expansão da oferta pública e a presença dessa formação nas diferentes regiões brasileiras.

O grupo proponente integra os esforços nacionais de ampliação da formação inicial para a Educação Inclusiva, pela contemplação das 3 instituições parceiras (UFPA, Unilab, UFJF) no Edital Parfor Equidade 2023.

Acompanhe a página do evento (https://www.even3.com.br/cneei/).

Participação da Unilab

Durante a programação teremos atividades realizadas na Unilab, nos campi do Ceará, na equipe do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE/Unilab). Confira:

No dia 11/12

Das 14h às 18h: Minicurso “Inclusão e Saúde” Larissa Deadame de Figueiredo Nicolete (Unilab)

Das 14h às 18h: Oficina “Introdução à Libras” José Stenio da Silva Chaves (Secretaria Municipal de Educação de Redenção/CE).

Das 18h às 21h: Fórum de discussão “Professores da Educação Básica e do Gedife” Ana Paula Fonseca Braga (UFAL) Sebastiana Moreira de Araújo (Secretaria Municipal de Educação de Redenção/CE) e José Stênio da Silva Chaves (Secretaria Municipal de Educação de Redenção/CE).

Local: Redenção/CE (presencial e com transmissão online).

Outras informações no site do Gedife: https://gedifeunilab.wixsite.com/meusite ou via e-mail: (gedife@unilab.edu.br).

Acompanhe no Instagram do CNEEI: (https://www.instagram.com/cneei.brasil?igsh=cmh6dW5tZnZvNnAw).

Sobre o grupo

O Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE/Unilab) desenvolve estudos, pesquisas e projetos de extensão relacionados à formação inicial e continuada de professores/as, discutindo temas associados ao debate em torno da educação pública em diferentes contextos, tanto do campo quanto da cidade, no Brasil e na África. Nossos projetos se articulam com as seguintes linhas temáticas: Diversidade, Inclusão e Formação de Educadores; Formação Inicial e Continuada de professores do campo e da cidade no Brasil e na África; Gênero, Identidade e Memória de professores no Brasil e na África e Adoecimento e trabalho docente na Educação Básica.

Categorias