Rei angolano Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI profere palestra na Unilab
A direção do Campus dos Malês, em parceria com a Casa de Angola na Bahia, promove palestra com o Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI. O evento ocorre no próximo 22 de novembro, às 9h, no auditório do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.
Sob o título “Herança Ancestral e Sabedoria Tradicional: A Cultura do Reino do Mbalundo e os Ovimbundu” o Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI – Rei dos Ovimbundu, conduzirá o público por uma jornada pela rica cultura e história do povo Ovimbundu, a maior etnia de Angola. Com raízes profundas na ancestralidade e na preservação de valores milenares, o Reino do Mbalundo simboliza uma civilização que perpetua tradições de resistência, sabedoria e espiritualidade.
A palestra abordará temas essenciais da cultura Ovimbundu, incluindo o sistema de liderança comunitária, as práticas de respeito aos ancestrais, o Direito Costumeiro – que rege a justiça e a coesão social –, e a importância da transmissão oral do conhecimento. O palestrante também refletirá sobre a língua Umbundo, patrimônio linguístico do Reino do Bailundo, e seu papel na coesão cultural e identitária do povo Ovimbundu.
Além disso, a aula explorará o impacto e a relevância da cultura Ovimbundu no contexto contemporâneo, especialmente em um cenário de diáspora africana e de preservação de raízes culturais em países como o Brasil, onde a africanidade tem grande influência. Através de um diálogo entre tradição e modernidade, o Rei Tchongolola Tchongonga compartilhará perspectivas sobre o valor da cultura ancestral para fortalecer a autoestima e a identidade dos povos de origem africana em todo o mundo.
A aula magna é uma oportunidade única de se conectar com as raízes do Reino do Mbalundo e entender como suas práticas ancestrais e tradições são fundamentais para a cultura e a identidade de Angola e da diáspora africana.
Sobre o palestrante
O Rei Ekuikui VI Tchongolola Tchongonga é de nacionalidade angolana, 37º soberano dos Ovimbundos no Reino do Bailundo, sul de Angola, neto legítimo do falecido Rei Augusto Katchitiopololo, Ekuikui IV, sendo assim da linhagem real. Formado em Ciências Econômicas e Jurídicas, Direito, Direito Costumeiro e Línguas na República da Namíbia, foi introduzido como monarca dos Ovimbundos em 15 de julho de 2021, sucedendo seu tio Armindo Francisco Kalupeteka, Ekuikui V.
Os Ovimbundos são povos da etnia bantu de Angola e constituem 37% da população angolana, quase 13 milhões de pessoas, sendo o maior grupo étnico do país. Ocupam hoje o planalto central e a faixa costeira adjacente a uma região que compreende as províncias do Huambo, Bié e Benguela, tendo como língua oficial o Umbundo. Os Ovimbundos são um dos povos que ajudaram a construir os quilombos no Brasil, sendo que 60% dos escravizados trazidos para o Brasil vieram de Angola.