No dia 11/02, às 14h, no auditório do campus dos Malês, acontece atividades de acolhimento dos calouros: apresentação do Coletivo de Mulheres Africanas e aula de Kemet Yoga
O Coletivo de Mulheres Africanas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em parceria com o Centro de Estudos Africanos (CEA) e a Associação dos Estudantes e Amigos da África (AEAA), realiza a aula Inaugural e o acolhimento dos estudantes calouros no dia 11 de fevereiro, às 14h, no auditório do Campus dos Malês.
O evento tem como objetivo dar boas-vindas aos calouros, apresentando o Coletivo de Mulheres Africanas, suas ações e o planejamento para o semestre 2025.1. A primeira parte da aula será uma introdução ao trabalho do coletivo, seguido por uma apresentação das atividades planejadas para o ano.
A segunda parte será dedicada à prática de Kemet Yoga: MétodosSkills, com a participação da Mestre Ana Luzia Wadjet, instrutora convidada, que já realiza atividades no campus dos Malês desde 2019, em colaboração com docentes da Unilab. A prática de Kemet Yoga será uma oportunidade para a comunidade acadêmica se conectar com as raízes da sabedoria e tecnologia ancestral africana, promovendo o autoconhecimento, a reflexão filosófica e o fortalecimento de vínculos comunitários.
A comissão organizadora destaca a importância do Kemet Yoga para o projeto político e pedagógico da Unilab, especialmente no contexto internacional. “Como uma invenção africana, o Kemetic Yoga é um poderoso mecanismo holístico, essencial no processo de formação afrocentrada e pan-africana, além de contribuir para a construção de uma universidade revolucionária. Essa prática é vista como uma ferramenta de autoconhecimento que favorece o crescimento acadêmico, político e espiritual, oferecendo uma experiência transformadora para todos os envolvidos”, coloca a comissão.
Além disso, a comissão enfatiza que o Kemet Yoga é um componente fundamental na renovação das disciplinas históricas nos currículos universitários, refletindo a necessidade urgente de uma reforma no sistema educacional em todos os níveis e áreas de ensino.
O evento é aberto a toda comunidade acadêmica do campus dos Malês, assim como o público externo interessado, a participar deste evento, que visa promover a conexão, o encontro e os afetos como estratégias políticas de resistência e permanência no Ensino Superior. Será emitido certificado aos participantes.
Para obter mais informações, os e-mails de contato são: orgamulheresafricanas@unilab.edu.br / ceamales@unilab.edu.br
Biografia da Convidada
A Professora Ana Luzia Wadjet é uma instrutora certificada de Kemetic Yoga, formada em 2019 pela YogaSkills School of Kemetic Yoga – Chicago, com treinamento realizado pela Kasa de Maat. Ela também atua como professora na certificação de instrutores de Kemetic Yoga no Brasil. Historiadora e pesquisadora da história africana, com especial ênfase no legado civilizatório do Antigo Kemet, Ana Luzia é formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Além disso, é estudante de Mdw Ntr e artista de jóias e amuletos pela Neheb Kau Criações. Atualmente, cursa o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
A comissão organizadora do evento é formado pelas docentes Rutte Cardoso Andrade e Zelinda Barros; a mestranda Aminata Jaite e a graduanda Hulda Calala.