Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Nota à Comunidade Universitária da Unilab sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025

Data de publicação  16/04/2025, 10:55
Postagem Atualizada há 3 semanas
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) informa à comunidade acadêmica que a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 foi sancionada pelo Governo Federal, na última quinta-feira, 10 de abril de 2025.

Com profunda preocupação, comunicamos que o orçamento aprovado para a Unilab apresenta uma redução alarmante nos valores destinados às despesas discricionárias de custeio da Universidade. Em comparação ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), houve uma redução da ordem de R$ 2.043.367,00 (dois milhões, quarenta e três mil, trezentos e sessenta e sete reais).

Essa drástica redução impõe uma realidade extremamente crítica: a Unilab não dispõe, neste momento, dos recursos mínimos necessários para garantir o funcionamento pleno de suas atividades em 2025. Após sucessivas reduções orçamentárias, que já haviam colocado a universidade em situação de alerta, o cenário se agrava ainda mais neste ano. A insuficiência de recursos para cobrir as despesas de custeio compromete diretamente a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas, gerando um sério risco de inviabilização do funcionamento, caso não haja recomposição orçamentária em 2025.

Cabe destacar, ainda, a iminente conclusão de novos espaços físicos na Universidade, os quais demandarão recursos adicionais para garantir seu funcionamento e manutenção adequados.

O atual cenário compromete profundamente a capacidade de planejamento institucional. Como resposta, será instituída uma comissão interna responsável pela elaboração de um Plano de Equilíbrio Orçamentário, cujo objetivo é estudar e propor medidas que possibilitem o equilíbrio orçamentário no âmbito das despesas discricionárias da Unilab, de modo a assegurar a preservação das atividades prioritárias de ensino, pesquisa e extensão, ajustando as despesas aos limites definidos pelo Ministério da Educação e promovendo a sustentabilidade institucional.

A Reitoria está tomando as medidas cabíveis para possibilitar a continuidade das atividades institucionais e reforça seu compromisso com a transparência. A comunidade será mantida informada de forma permanente sobre os desdobramentos dessa situação.

Reitoria da Unilab

Redenção/CE, 16 de abril de 2025

Categorias