Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab obtém nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala de 1 a 5

Data de publicação  25/04/2025, 17:02
Postagem Atualizada há 6 dias
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que varia de 1 a 5, sendo de 3 a 5 notas consideradas satisfatórias. Das 67 insittuições de ensino superior avaliadas no Ceará, apenas 22 alcançaram as faixas 4 ou 5 (melhores conceitos). Além disso, o IGC contínuo da Unilab ficou em 3,529, um aumento com relação ao ano anterior, quando esteve em 3,3681.

Veja aqui o resultado da nota da Unilab.

O Índice Geral de Curso (IGC) é um indicador que avalia as instituições de ensino superior. O pró-reitor de Graduação da Unilab, Thiago Moura, comemora a nota atingida. “A Unilab tem se mantido na faixa 4, o que é um resultado muito bom, alcançado por poucas universidades e, quando ocorre, geralmente são públicas. Esse resultado mantém a Unilab entre o conjunto de instituições com cursos de graduação e pós de qualidade. Ficamos muito surpresos com a análise do conceito contínuo do IGC da Unilab este ano, que foi o mais alto desde a sua primeira medição, o que reflete excelente desempenho dos cursos no triênio 2021-2022-2023”, destaca.

Como Moura sublinhou, o cálculo do IGC é composto pela média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) do último triênio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) (2023, 2022 e 2021) com relação aos cursos de graduação avaliados da universidade; leva-se em conta, ainda, a média dos conceitos de avaliação dos programas de mestrado e doutorado atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), na última avaliação trienal disponível.

Outro fator que compõe o cálculo do IGC é a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Sobre os desafios para manter a nota da Unilab ou aumentá-la, o pró-reitor avalia ser o IGC um indicador difícil de obter uma nota alta, como a universidade obteve, devido ao fato de depender de resultados de três anos de cursos de graduação e pós-graduação, sendo preciso, assim, que os cursos se mantenham com excelente desempenho no triênio. “Isso depende de grande esforço de estudantes de graduação e de pós-graduação e de compromisso de docentes e da gestão para que os cursos se mantenham funcionando em boas condições de oferta. Os cursos de graduação apresentam uma atenção maior para atender as demandas de infraestrutura, recursos humanos e custeio, logo, nosso maior desafio é buscar estratégias que ajudem os cursos a terem seu desenvolvimento satisfatório. Aumentar as notas dos cursos de graduação nas avaliações realizadas pelo Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] está nas atividades de planejamento da Unilab”, comentou Thiago Moura.

O resultado do IGC também pode ser conferido no cadastro da Unilab no e-MEC.

Categorias
Palavra-chave