Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
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Cem mulheres do CE são certificadas no I Curso de Defensoras Populares, projeto de extensão realizado em parceria com a Unilab

Data de publicação  29/04/2025, 09:14
Postagem Atualizada há 3 semanas
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Cem mulheres das regiões de Fortaleza, Sobral e Cariri foram certificadas como defensoras populares do Estado (Ceará), em solenidade de encerramento da primeira turma do I Curso de Defensoras Populares – projeto de extensão que é uma parceria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Centro Interdisciplinar de Gênero (Cieg Dandara/ IH), e da Defensoria Pública, através da Escola Superior da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará – ESDP. O projeto é financiado pelo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) da Secretaria de Acesso à Justiça – Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A cerimônia ocorreu no dia 26 de abril, na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará, e reuniu autoridades como a secretária nacional de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho; a ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF) e juíza do TJSP, Flávia Martins; a defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias; o reitor da Unilab, professor Roque Albuquerque, e representantes da sociedade civil e do governo do Estado.

Segundo a coordenadora geral do projeto na Unilab, professora Violeta Holanda, “foi uma parceria potente que proporcionou a formação qualificada de lideranças comunitárias aptas para a identificação de violações de direitos e atuação como multiplicadoras de acesso à justiça. Foi também uma experiência de empoderamento feminino, com destaque ao comprometimento e atuação exemplar das bolsistas acadêmicas participantes do projeto. Sem dúvida, foi uma importante ação de extensão que cumpriu com êxito os seus objetivos. Ganhou a Unilab, a Defensoria Pública e a sociedade cearense”, afirma.

Curso

A seleção priorizou mulheres vulneráveis econômica e socialmente, negras, quilombolas, indígenas, ciganas, mulheres em situação de violência doméstica, vivendo em situação de rua, mães solo, chefe de família, mulheres com deficiência (ou mãe ou cônjuge de pessoa com deficiência), mulheres trans, lésbicas e estudantes.

Além dos encontros formativos, o curso priorizou como TCC o desenvolvimento do Plano de Atuação Comunitária (PAC POPULAR), por meio do qual foram implantados Clubes de Leituras de Mulheres nas escolas da rede pública de ensino médio do Ceará,  diversos eventos temáticos demandados por comunidades periféricas urbanas e rurais, totalizando 200h/a.

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