Unilab firma convênio com Banco do Nordeste para projeto sobre Microalgas, Biorefino e Energia Verde no Nordeste
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) oficializou, no dia 13 de junho, a assinatura do convênio com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para a execução do projeto “Inovação Sustentável: Microalgas, Biorefino e Energia Verde no Nordeste Brasileiro”, uma iniciativa científica e tecnológica voltada à transição energética limpa e ao fortalecimento da bioeconomia regional.
O projeto será financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (FUNDECI), operado pelo BNB, com execução da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do IFCE (FAIFCE) e coordenação da Unilab. Conforme extrato de convênio, publicado no Diário Oficial da União, o valor global aprovado foi de R$ 772.147,82, contemplando infraestrutura, bolsas e custeio das atividades de pesquisa e inovação.
Energia limpa com foco no semiárido
A proposta tem como objetivo desenvolver soluções sustentáveis baseadas no cultivo de microalgas e no conceito de biorefino descentralizado, para a produção de hidrogênio verde, biofertilizantes e outros bioprodutos, com reaproveitamento de resíduos e efluentes. O projeto está alinhado aos princípios da economia circular, da descarbonização e da soberania energética em territórios do semiárido nordestino.
“Este é um projeto emblemático, que posiciona a Unilab como protagonista na transição energética justa e sustentável. A diversidade de áreas envolvidas demonstra nosso potencial em integrar ensino, pesquisa e extensão com impacto regional e internacional”, afirma o reitor da Unilab Roque Albuquerque.
Equipe Multidisciplinar da Unilab e Instituições Parceiras
Coordenado pelo professor da Unilab José Cleiton Sousa dos Santos, docente do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) e do Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente (PGEA), o projeto conta com uma equipe técnica que une professores, técnico-administrativos e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.
“Com forte viés interdisciplinar, o projeto integra estudantes da graduação e pós-graduação, especialmente do PGEA/Unilab, com ações voltadas à capacitação científica, inovação tecnológica e envolvimento social. Ele articula diferentes áreas do conhecimento e setores institucionais, reforçando o papel da universidade na construção de soluções energéticas justas, sustentáveis e regionalmente adequadas”, afirma o docente José Cleiton Sousa dos Santos.
Ainda segundo o docente, a proposta contribui para o alcance de diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o ODS 7 (Energia Limpa), ODS 9 (Inovação), ODS 12 (Consumo Responsável) e ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima).
Equipe do projeto
A equipe do projeto terá a coordenação dos docentes da Unilab José Cleiton Sousa dos Santos (coordenador geral) e John Hebert da Silva Felix (coordenador adjunto). Os pesquisadores integrantes serão Ada Amélia Sanders Lopes (Unilab); Ana Karine Portela Vasconcelos (IFCE); Ana Kátia de Sousa Braz (Unilab); Artemis Pessoa Guimarães (Unilab); Bruno de Castro Amoni (Unilab); Electo Eduardo Silva Lora (Unifei); Geocleber Gomes de Sousa (Unilab); Hermínio Miguel de Oliveira Filho(Unilab) e Rita Karolinny Chaves de Lima (Unilab).
CONTEÚDO RELACIONADO
- Lançada Revista Encontros Baobá, que publicará estudos nas áreas de Psicologia, Sociedade, Saúde, Educação e Natureza
- Unilab teve 10 projetos aprovados no Programa de Bolsa de Produtividade em pesquisa, estímulo à interiorização e inovação tecnológica BPI/Funcap
- Nos dias 15 a 17/05, acontece no campus da Liberdade a Semana Internacional da Luz (Siluz); inscrições abertas
- Até 13/05, abertas inscrições para a 1ª Olimpíada de Integrais da Unilab, projeto de extensão que visa promover interesse pela área de Cálculos
- Artigo de estudante do PGEA é destaque na capa da revista internacional ACS Omega