Palestra online sobre Pesquisa-Ação e Extensão Universitária na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique será dia 27/06, às 13h
No dia 27 de junho, às 13h (horário Brasil)/18h (horário Moçambique), acontece palestra online intitulada “Pesquisa-Ação e Extensão Universitária na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique: formação, impacto social e transformação pós-colonial”, com o professor da UEM/Moçambique Manuel Macia. A transmissão da palestra será pelo Google Meet, neste link.
O evento é realizado pelo projeto de extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) “Cidadania e Interculturalidade Lusófona no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil” (fluxo Contínuo) e é aberto a todos os públicos – acadêmico e externo – interessados na temática. Os participantes terão direito à certificação de 3 horas.
UEM – Moçambique
A extensão universitária na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) sempre foi reconhecida, estatutariamente, como um dos pilares centrais da instituição desde os primórdios da Primeira República, após a proclamação da Independência Nacional em 25 de junho de 1975. Marcada pelas emblemáticas Actividades de Julho (AJUs) e Actividades de Janeiro (AJAs), essa prática consolidou-se em diversos espaços produtivos — desde fábricas e aldeias comunais até estágios em unidades de produção — tornando-se um imperativo institucional da universidade.
Hoje, no contexto do seu compromisso em transformar-se numa Universidade de Investigação (UdI), a UEM ampliou seu conceito de extensão, incorporando novas modalidades de atuação. Esta comunicação tem como objetivo partilhar essa trajetória e refletir sobre os desafios enfrentados diante das transformações impostas pela chamada nova economia — um cenário de intensas inovações, no qual empresas, sociedade e universidade são continuamente impactadas por avanços tecnológicos e pela disrupção digital, que se impõem como o novo paradigma.
Projeto de extensão
O projeto de extensão de fluxo contínuo “Cidadania e Interculturalidade Lusófona no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil”, realizador dessa palestra, propõe-se a revelar a cultura não apenas como expressão simbólica, mas também como vetor de desenvolvimento e como direito à cidadania, promovendo a interação entre as diversas culturas dos países representados na Unilab e nas comunidades do Maciço de Baturité.
Serviço
Título da palestra: Pesquisa-Ação e Extensão Universitária na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique: formação, impacto social e transformação pós-colonial
Expositor: Prof. Dr. Manuel Macia – UEM/Moçambique.
Data: 27/06/2025
Horário: 13h (Brasil); 18h (Moçambique).
Local: Evento remoto.
Link da palestra: https://meet.google.com/cdt-kyea-ret
Carga horária: 03h
Público-alvo: comunidade universitária e comunidade externa. Os participantes da mostra terão direito a certificados.
Apoio: Coordenação de Arte e Cultura (CAC/Proex/Unilab).
Organizadores
Discentes: Anily Luís Antônio; Beatriz Tito Joaguente; Joana Tiago Fachi Jasse e joana Orlando Muchuane.
Docentes da Unilab David Ferreira Lima (coordenador do projeto); Carlos Subuhana (colaborador do projeto) e Alcides André Amaral (colaborador).
CONTEÚDO RELACIONADO
- No dia 02/07, às 19h, acontece oficina online sobre Epistemologia na perspectiva da gestão do conhecimento; inscrições abertas
- Conceito de Jihad em crônicas islâmicas oeste-africanas é tema de debate online dia 23/05, às 14h; inscrições abertas
- Nos dias 12 a 16/05, acontece a primeira Semana de Serviço Social da Unilab, com o tema Resistência e Luta Política
- Nos dias 15 a 17/05, acontece no campus da Liberdade a Semana Internacional da Luz (Siluz); inscrições abertas
- Cem mulheres do CE são certificadas no I Curso de Defensoras Populares, projeto de extensão realizado em parceria com a Unilab