Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Professor da Unilab/BA, em parceria com outros dois docentes, lança e-book: “O processo mentecida e a reafricanização das mentes”

Data de publicação  20/10/2025, 16:00
Postagem Atualizada há 2 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

O e-book intitulado: “O processo mentecida e a reafricanização das mentes publicado pela editora IFSertãoPE” está disponível na web, uma produção realizada em parceria entre os parceria entre os grupos: “Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada”, coordenado pelo professor do Instituto de Humanidade e Letras (IHL), Ricardo Matheus Benedicto, “Grupo de Pesquisa Afrocentrar Saúde: Ilera Dudu”, coordenado pela professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Suiane Costa Ferreira e com o grupo “Ubuntu: Estudos em base africana”, coordenado pelo professor da Faculdade de Educação (Faced-UFBA), Gabriel Swahili.

A obra, organizada pelo mestre em Filosofia e doutor em Educação, Ricardo Matheus Benedicto, reside no fato de os estudantes poderem ter acesso a textos autores e autoras africanas do continente e da diáspora que abordam criticamente o racismo, o eurocentrismo e os efeitos do mentecídio — entendido como a destruição sistemática das mentes negras — no contexto histórico, filosófico e educacional. A obra propõe a reafricanização das mentes como caminho para a libertação cultural, política e intelectual do povo negro, valorizando a pedagogia e a educação afrocentradas como instrumentos de transformação social. Questões fundamentais para as Humanidades. 

O e-book está disponível no endereço: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1676

Outras informações via e-mail: (ricardomb@unilab.edu.br).

Categorias