Unilab marca presença no 1º Encontro Nacional do Programa Mais Gestão

A Unilab participou da 1ª edição do Encontro Nacional do Programa Mais Gestão, que aconteceu de 30 de março a 01 de abril em Campinas/SP. O programa é coordenado pela SEAB (Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com instituições de ensino superior de todo o país. A Unilab foi representada pela professora do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Fernanda Schneider. Atuando como coordenadora do Projeto Mais Gestão Ceará Unilab, a docente participou das discussões sobre o futuro desta iniciativa do Governo Federal.

O evento nacional reuniu organizações da agricultura familiar, coordenadores institucionais, equipes técnicas e representantes do MDA para refletir sobre os próximos passos da política pública. Durante o encontro aconteceu a cerimônia de entrega dos termos aditivos dos novos contratos. Na ocasião, o então ministro do MDA, Paulo Teixeira, e a secretária da SEAB, Ana Terra, entregaram o termo aditivo do projeto cearense diretamente à professora Fernanda Schneider, consolidando o compromisso da Unilab com o desenvolvimento regional.
O Programa Mais Gestão utiliza metodologias inovadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com foco na qualificação da gestão de cooperativas e associações. O objetivo é aprimorar áreas como governança, produção e comercialização, ampliando o acesso a mercados institucionais (como o PNAE) e fortalecendo a agricultura familiar. Atualmente, o projeto Mais Gestão Ceará da Unilab encontra-se em fase de implementação e, em breve, trará novas ações e novidades para impulsionar os empreendimentos rurais do estado.