Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Projeto Jandaíras – do qual a Unilab é parceira – marcou presença na Feira Brasil na Mesa, em Brasília

Por Equipe de Comunicação Unilab
Data de publicação  04/05/2026, 10:25
Postagem Atualizada há 1 semana
Saltar para o conteúdo da postagem

O Projeto Jandaíras: Mulheres e Saberes Tradicionais Transformando a Sociobiodiversidade Nordestina esteve presente na Feira Brasil na Mesa, realizada pela Embrapa entre os dias 23 e 25 de abril, em Planaltina (DF). Aberto ao público, o evento valorizou alimentos da diversidade brasileira e buscou aproximar produção, pesquisa, políticas públicas e consumo. A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
(Unilab) é parceira do projeto Jandaíras: Mulheres e Saberes Tradicionais Transformando a Sociobiodiversidade Nordestina.

Nessa parceria da Unilab, estão como pesquisadores atuantes docentes do Instituto de Desenvolvimento Rural Jaqueline Sgarbi Santos, Janaína Maria Martins Vieira, Marcelo Casimiro Cavalcante e Marina Cabral Rebouças. Conta, ainda, com a participação dos ex-alunos do curso bacharaelado em Agronomia Amanda Cristina Bentes do Lago, Matheus Felipe Santana e Maria Josélia Gomes dos Santos, que atuam na elaboração do Plano de Negócios dos grupos de mulheres beneficiadas, bem como das atuais bolsistas de graduação Neyma Vasco Nhambe e Sâmia Ryquielle de Sousa Silva, ambas do curso de Engenharia de Alimentos.

Programação

A programação aconteceu na Embrapa Cerrados, com parceria institucional da ApexBrasil e do Sebrae, além da participação de ministérios e outros órgãos públicos. A feira também celebrou os 53 anos da Embrapa, com uma cerimônia especial no dia 25 de abril.

Para o Jandaíras, a participação marcou um passo importante na consolidação de suas ações. O Jandaíras 1 contou com cerca de 1.500 mulheres, organizadas em 37 grupos produtivos, e agora o projeto se tornou um Programa governamental que vai beneficiar 130 grupos de mulheres. Ao todo, 12 grupos estiveram representando o projeto durante a cerimônia de assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a UFRPE e o Ministério de
Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

O anúncio da ampliação foi feito no Cozinha Show, com a presença da Ministra do Desenvolvimento Agrário Fernanda Machiaveli; do secretário da SETEQ, Edmilton Cerqueira; da reitora da UFRPE, Maria José de Sena; da vice-reitora da UFRPE, Maria do Socorro; do vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Miranda; do pró-reitor de Planejamento (PROPLAN) da Unilab, Lucas Nunes; da professora e coordenadora do Núcleo Jurema e do Projeto Jandaíras, Laeticia Jalil; de Gleice Marcelino da Silva, da SETEQ; da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian dos Santos Rahal; e da subsecretária de Mulheres Rurais, Viviana Bezerra de Mesquita, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar.

O Projeto tem entre seus principais objetivos gerar renda, garantir a segurança alimentar e nutricional e fortalecer a autonomia das mulheres de Povos e Comunidades Tradicionais. A iniciativa também busca ampliar a inserção dessas mulheres em mercados institucionais, a partir do desenvolvimento de produtos da sociobiodiversidade em agroindústrias comunitárias e grupos produtivos.

Uma das mulheres participante do projeto Jandaíras presentes no evento, a quilombola Maria Andrelice, vinda do território do Baixo Sul da Bahia, no assentamento Andar dos Palmares, destaca a importância da participação como uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências, além do compromisso de levar o conhecimento de volta para sua comunidade. Ela também celebra a chegada do Jandaíras 2, que deve ampliar o alcance da
iniciativa e envolver ainda mais mulheres.

“ Que a gente possa estar sendo essa semente para poder multiplicar. E, para mim, eu ainda estou levando a Bahia, levando o território, levando a comunidade e todos os grupos e também aqueles que virão, como o tão esperado Jandaíra 2 para fazer essa multiplicação, formando essas colmeias e voando por esse Brasil afora”, afirma.

A Feira Brasil na Mesa contou com degustações e Cozinha Show experiência gastronômica em que chefs preparam pratos ao vivo com alguns dos produtos feitos pelas Jandaíras , além de feira de produtores, apresentação de resultados de pesquisa, programas e políticas públicas, rodada de negócios e praça de alimentação.

Os visitantes também puderam conhecer vitrines tecnológicas, que funcionam como um canal de divulgação para fomentar negócios em modelos de inovação aberta, permitindo a transferência de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para a sociedade. Além disso, o público teve a oportunidade de percorrer uma trilha pelo Cerrado, ampliando a experiência com o bioma local.

Categorias