Unilab e Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde emitem nota de repúdio a manifestações de violência e intolerância

Data de publicação  07/11/2018, 14:51

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde (PMSFC), por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude de São Francisco do Conde/BA (SDHCJ), que subscrevem a presente nota, tornam público o repúdio a todas as formas de violência e intolerância, no âmbito da comunidade acadêmica e sociedade civil.

Diante de episódios de violência ocorridos em São Francisco do Conde, entre eles a agressão a um discente da Unilab/Campus dos Malês no último sábado (3), Unilab e PMSFC reafirmam o compromisso com os direitos individuais e humanos, repudiando qualquer violação a eles. No caso do último fim de semana, manifestamos sensibilidade e mobilização para o acolhimento e a prestação de apoio psicossocial e jurídico ao aluno. Ademais, reiteramos o firme repúdio à cultura do ódio e ao preconceito, sejam eles por intolerância religiosa, racismo, homofobia, xenofobia, preconceito de gênero e toda ordem de discriminação.

Por entender a necessidade de buscar estratégias e políticas para dirimir tais manifestações, a Direção do Campus dos Malês, com o apoio da sua Seção de Políticas Estudantis (Sepe), e a SDHCJ de São Francisco do Conde se reuniram na manhã desta quarta-feira (7) para um diálogo. O encaminhamento proposto a partir do encontro e feito por meio desta nota é o convite a toda a comunidade acadêmica e sociedade civil para a criação de uma comissão, com vistas ao planejamento de ações e estratégias de sensibilização, acompanhamento, apoio e eventuais encaminhamentos para atos dessa natureza.

Os interessados em integrar a comissão devem entrar em contato com a SDHCJ, enviando e-mail para adm.sdhcj@gmail.com.

São Francisco do Conde/BA, 7 de novembro de 2018.

Mirian Sumica Carneiro Reis

Diretora do Campus dos Malês / Unilab