Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Estudantes do curso de Relações Internacionais desenvolvem atividade de campo em Salvador

Por Assecom
Data de publicação  03/01/2019, 10:47
Saltar para o conteúdo da postagem

Sob a coordenação do professor Daniel De Lucca, no âmbito das disciplinas “Geografia Política e Geopolíticas do Sul Global” e “História das Relações Internacionais”, no dia 19 de dezembro, um grupo de estudantes do curso de Relações Internacionais do Campus dos Malês/BA visitou o Museu Náutico da Bahia. Ali aprenderam sobre a história da inserção regional da Baía de Todos os Santos no mundo do Atlântico Sul e debateram sobre o lugar da antiga capital nacional na formação do Brasil e do capitalismo global.

À tarde, a turma visitou uma outra importante instituição da capital baiana, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), lugar de memória e de conhecimento científico no estado. Ele foi fundado em 1894, após a proclamação da república.

Turma de Relações Internacionais acompanhada dos professores Daniel De Lucca e Jaime Nascimento

Acompanhados do professor Jaime Nascimento, discutiram sobre a história da instituição, destacando sua importância na construção do conhecimento geográfico e histórico.

“Especial atenção foi dada às dinâmicas interinstitucionais travadas pelo IGHB, relações que ultrapassam as fronteiras nacionais, estabelecendo parcerias com instituições congêneres em Portugal e também com a Casa de Angola”, explicou o professor Daniel De Lucca. “Deste modo, abordou-se o papel das instituições científicas na chamada ‘diplomacia cultural’, que propõe formas de cooperação alternativas, gerando a troca de saberes entre intelectuais e especialistas dos campos mais diversos: geografia, história, dança, linguística, além de arquivologia, biblioteconomia e museologia”, completou o docente.

Categorias