Aula Aberta discute o Neocolonialismo a partir da obra de Kwame N`Krumah
A disciplina Geopolítica do Poder, do Curso de Sociologia, ministrada pelo professor do Instituto de Humanidades, Sebastião André, realiza, na próxima quinta-feira (21), das 14h às 18h, na Sala 306, Palmares III, uma Aula Aberta sobre o pensamento de Kwame N`Krumah.
A Aula Aberta discutirá o legado teórico de Kwame N`krumah, intelectual africano e ex-presidente de Gana, deposto em 1966 através de um golpe de Estado e um dos principais arquitetos do pan-africanismo.
“Conhecedor profundo das causas que impedem o desenvolvimento dos países africanos, Kwame se debruçou sobre o entendimento da lógica que permeia o neocolonialismo no continente africano. Compreendendo o neocolonialismo como um estágio avançado do imperialismo, Kwame aponta como os países desenvolvidos atuam na África de forma a impedir o estabelecimento de governos alinhados com um projeto nacionalista. A Aula Aberta analisará o principal livro de Kwame: “Neocolonialismo – último estágio do imperialismo”, explica Sebastião André.