Seminário “A Última Abolição” acontece na próxima segunda (13)

Data de publicação  09/05/2019, 10:17

Na próxima segunda-feira (13), o curso de História do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, vai promover o seminário intitulado “A Última Abolição”. O evento será realizado no auditório do campus.

A atividade é destinada ao grande público, incluindo estudantes, professores, técnicos, pesquisadores, comunidade externa e movimentos sociais negros.

A programação tem início com a oficina “Fontes sobre Abolição”, das 14h às 17h30. Já à noite, a partir das 18h30, será exibido e debatido o filme “A Última Abolição”.

A organização informa que será emitido certificado de participação.

Sobre o filme “A Última Abolição”

Documentário que aborda a escravidão no Brasil, com especial enfoque nos movimentos abolicionistas, “A Última Abolição” faz uma retrospectiva detalhada de um momento emblemático da história do Brasil.

No longa, a abolição da escravidão é apresentada sob outra perspectiva – ele aponta que não foi meramente a assinatura da Princesa Isabel na Lei Áurea que libertou os escravos. O filme aborda a resistência escrava e as estratégias de luta dos escravizados e libertos, além do papel das mulheres negras na resistência e outros temas.

“A Última Abolição” foi lançado em 18 de outubro de 2018 e tem direção de Alice Gomez.