Feira Agroecológica e Festival das Culturas da Unilab acontece próxima quarta-feira (22)
Na próxima quarta-feira (22), durante a programação do IV Festival das Culturas da Unilab, a partir das 9h, no Campus Liberdade (área de convivência do setor administrativo), em Redenção/CE, a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), juntamente com os grupos produtivos da Rede de Arte Cultura e Agricultura Familiar, vão promover mais uma edição da Feira Agroecológica da Unilab.
Neste edição, a Feira Agroecológica da Unilab, um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), vai conta com a participação de outros projetos do IDR, como: o Projeto “Solo Vivo”, coordenado pela professora do IDR, Susana Churka Blum e o Projeto “Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), coordenado pela professora Jaqueline Sgarbi.
O evento de comercialização de produtos e artesanatos vai acontecer durante a realização do IV Festival das Culturas, que abordará o tema: “África Sertaneja: ancestralidade africana e cultura nordestina”, no período de 22 a 24 de maio, no campi do Ceará e da Bahia.
Para a coordenadora do projeto, Fernanda Schneider o Festival das Culturas da Unilab “tem se constitui como importante espaço internacional de encontro da diversidade de expressões culturais que compõem a universidade. É, desta forma, um espaço de aprendizado e intercâmbio dessas múltiplas formas de manifestações culturais dos sete países lusófonos que compõem a Unilab, que vai colaborar expressivamente para a divulgação do projeto e dos produtos comercializados na Feira Agroecológica da Unilab”, declarou a professora do IDR.
Sobre o Projeto Fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Unilab
É um acordo entre Unilab e Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), por meio da Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst) que visa promover a consolidação de uma rede de Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP, além de fomentar o debate e a promoção de ações de segurança alimentar nas comunidades do entorno da Unilab, nos campi do Ceará e da Bahia.
A sexta edição do Congresso Internacional da Lusofonia – GT Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional está com inscrições para ouvintes abertas. O evento acontece na próxima semana, no período de 21 a 24, com o tema: “Dignidade Humana e Desenvolvimento social: justiça, crescimento econômico e sustentabilidade”, organizado pela Rede de Investigação em Direito Lusófono, realizado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em parceria com a Unilab (Grupo de Trabalho “Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional”, organizado pela equipe do Projeto do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consan/CPLP), e Universidade do Minho, no bairro Edson de Queiroz, em Fortaleza/CE. Confira a matéria no Portal da Unilab.