A primeira edição do FestModa Maciço da Unilab foi desafiante e promissora
Durante cinco dias, a primeira edição do Festival de Arte em Moda do território do Maciço de Baturité/CE (FestModa Maciço) trouxe ações educativas integradas, como: palestras, mostras culturais, oficinas, citytour e rodas de saberes, além de um jantar cultural, desfile da segunda coleção da Grife Algodão na Flor e rodas de comercialização.
O projeto foi idealizado pelo Instituto Algodão na Flor, juntamente com as produtoras e os produtores que fazem parte da Grife Algodão na Flor, com o apoio da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), em alusão ao dia do trabalhador e trabalhadora, comemorados no dia 1 de maio.
Foi neste dia (1º de maio de 2019) que aconteceu a abertura do FestModa Maciço, ocorrido na Pousada dos Capuchinhos, em Guaramiranga/CE. Para alegrar o evento, a participação da banda de música “Padre José de Anchieta” e do grupo do “Maracatu Batuque Odara de Vazantes”, da Fundação Fé e Alegria, Filial de Aracoiaba/CE.
A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol/Unilab), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), é promotora do Projeto Grife Algodão na Flor e fomentadora do Fundo de Participação Solidária da Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar (Racaf). Neste evento, a coordenadora da Intesol/Unilab, Clébia Freitas, realizou a apresentação da proposta do Fundo Rotativo Solidário Algodão na Flor com apoio de instituições que buscam desenvolver, sustentavelmente, as regiões em destaque, entre elas: Sebrae/CE, Senac/CE, Fecomércio/CE, O Povo, além das prefeituras envolvidas com a atividade produtiva.
Outro momento cultural, foi a apresentação do professor, escritor e cordelista, Ari Bandeira, natural da Barreira/CE, com o cordel “O Festmoda Maciço”.
A temática “Trabalho, Cultura e Arte: Mulher e empreendedorismo” foi apresentada pela professora, doutora em Educação da URCA, Zuleide Queiroz, juntamente com a pedagoga e vice-prefeita de Redenção/CE, Ana Paula Braga e outros participantes.
Para Zuleide, atuante nos movimentos sociais de mulheres, em especial às mulheres negras, a importância do reconhecimento de suas raízes, envolvimento da cultura, modo de vestir, se intensificou após a chegada dos estudantes de países africanos e a ação da Unilab na região, “reconhecemos como as mulheres brasileiras, em especial as negras, estão começando a mudar seu modo de ser, sua cultura e seu comportamento e vestuário. O evento vislumbra a identidade e valorização das mulheres empreendedoras”, explica a doutora em Educação da URCA.
O Festmoda e as ações que o Intesol está promovendo, segundo De Lurdes, artesã do grupo EntreLaços, do município de Aracoiaba/CE, “veio para divulgar, fortalecer e expandir a comercialização dos produtos do seu grupo, sendo ele formado por sete mulheres agricultoras e artesãs. O espaço do empreendedorismo está nos recebendo e apoiando melhor, ao ponto de complementar a renda de nossas famílias”, enfatizou De Lourdes.
O evento proporcionou oficinas de arte, moda e artesanato, destinadas ao público inscrito no evento, que foram realizadas pelos parceiros da Unilab, Sebrae/Baturité, Senac/Fecomércio/CE, Associação dos Amigos de Guaramiranga e Sebrae/Baturité. Outra conquista apontada pela coordenadora foi a implantação do Fórum de Turismo na Região do Maciço de Baturité/CE.
Para Clébia Freitas, o evento “foi desafiante diante da conjuntura em que o país esta passando, assim também as instituições e os municípios da região englobados pelo evento”, esclareceu a coordenadora da Intesol.
O quantitativo de inscritos que participou do evento, inscritos pelo site, totalizou 208 pessoas. Para as sete oficinas, o público chegou a 15 participante por atividade. A mobilidade de público por dia de evento com cerca de mil a 1.500 pessoas, além dos 400 convidados presentes de várias prefeituras, além da participação de mais de 70 estudantes da Unilab.
A Grife Algodão na Flor promoveu o desfile da segunda coleção, na abertura do evento e na praça de Guaramiranga/CE, com apresentação do vestido de noiva, idealizado, confeccionado e bordado em algodão pelas artesãs da rede, além de outras peças para todos os estilos.
Segundo Clébia Freitas, o festival trouxe novas perspectivas, instigando aos representantes das prefeituras em destaque nesta edição do evento (Guaramiranga, Itapiúna, Capistrano, Palmácia, Mulungu, Baturité, Pacoti, Redenção, Guaiuba e Pacatuba) a realização das próximas edições em suas localidades. Outra ação positiva foi a parceria do Grupo de Artesanato de Guaramiranga/CE, após reunião de avaliação, com apresentações de projeções de comercializações para ingressar na Rede de produtores que fazem parte da Grife Algodão na Flor.
Matérias relacionadas:
Grupo Uniculturas participa do I Festmoda Maciço/Intesol
Artesãs e produtoras se preparam para produção do Festmoda Maciço 2019
Confira as imagens do Evento AQUI!