Curso de Escrita Científica com LaTex, na modalidade semi-presencial com 40 vagas para estudantes do Ceará e Bahia

Data de publicação  30/05/2019, 10:24

O Instituto de Educação a Distância (IEAD/Unilab) oferta 40 quarenta vagas para estudantes de graduação e pós-graduação da Unilab no curso “Escrita Científica com LaTex” com carga horária de extensão de 60h, na modalidade semi-presencial. As inscrições já estão abertas até o dia 14 de junho para os estudantes do Ceará e da Bahia.

A seleção dos estudantes acontece pelo preenchimento do cadastro no Formulário Eletrônico. O início das aulas acontecerá dia 15 de junho, com o local presencial pelo IEAD (Polo Redenção/CE – Campus da Liberdade).

A maior parte do curso, que é coordenado pelo professor do Instituto de Educação a Distância (IEAD/Unilab), Allberson Dantas, se dará através da interação online entre os participantes, através da leitura de textos recomendados, vídeos, fóruns e tarefas. Alguns encontros presenciais estão previstos, notadamente a prova presencial, que corresponderá a 70% da nota final do aluno.

A disciplina está aberta a alunos de quaisquer institutos, contudo caso seja ultrapassado o número de vagas estipulado, serão priorizados os alunos em semestres mais avançados. Os alunos que não conseguirem vaga no curso do semestre atual possuirão prioridade na oferta do semestre seguinte.

Outras informações com professor Allberson Dantas (allberson@unilab.edu.br).

Segundo a explicação do professor Allberson Dantas, sobre a importância de aprender LaTex, “uma das vantagens do LaTex em relação a outros sistemas mais tradicionais (por exemplo, Word ou OpenOffice) é a alta qualidade tipográfica dos documentos que você poderá produzir. Isto é particularmente verdadeiro para documentos que são pesados em matemática, mas documentos para qualquer outra área também podem tirar proveito dessas qualidades. Uma vantagem menos óbvia, mas muito mais importante, é que o LaTex permite separar claramente o conteúdo do formato do documento. Como escritor (cientista, pesquisador ou não), isso lhe dá a oportunidade de se concentrar no “o quê”, a parte criativa do seu trabalho, ao invés do “como” ele vai parecer impresso em papel (isso é o trabalho de designers de classe de documentos LaTex)”.

Sobre o Curso de Escrita Científica com LaTex

O TeX foi criado no final da decada de 70 por Donald Knuth, na Stanford University. É um programa desenvolvido para a escrita de texto cientifico e fórmulas matemáticas. Knuth começou a desenvolver este sistema em 1977 para tentar explorar as potencialidades dos sistemas de impressão digital, principalmente motivado para evitar que os seus artigos sofressem alterações de forma que a integridade dos mesmos não ficasse corrompida como ele via nos seus livros e artigos.