Propae realiza reunião de trabalho com os discentes indígenas e quilombolas

Data de publicação  09/06/2020, 14:06

A Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) realizou, na última quarta-feira, dia 04 de junho, uma reunião de trabalho específica via google meet para analisar a situação dos/as estudantes indígenas e quilombolas da Unilab bem como para dialogar sobre as ações desenvolvidas pela Propae.

Na ocasião, os discentes relataram a partir de suas vivências os problemas enfrentados em decorrência do Covid-19. Que na realidade, como o constatado, aumentou as desigualdades materiais e tecnológicas em suas comunidades. Além dos problemas psicológicos, ocasionados pelo contexto da pandemia impactado também pelo isolamento e falta do convívio social. Situações atenuadas, conforme os relatos, a partir dos próprios esforços realizados dentro da comunidade auxiliada pela solidariedade de setores da sociedade civil organizada.

Sobre as questões tecnológicas, dos 14 discentes presentes na reunião, mais da metade não conseguiu aproveitar o encontro em virtude das dificuldades de acesso em virtude de sinal da internet intermitente, como o destacado anteriormente.

Como encaminhamento da reunião ficou definido a proposta de criação de um GT, liderado pela Propae, que envolva outros setores para acompanhar as demandas dos discentes indígenas e quilombolas na instituição, um mais específico em torno das subjetividades desses grupos. E por fim, ficou definido a criação de um formulário específico, a partir das experiências do Observe, para compreender as questões qualitativas concernentes às populações indígenas e quilombolas no que tange a falta de tecnologia para acesso à internet. Situação destacada como um entrave pontual para atividades remotas.

Participantes

O encontro contou com a presença do Pró-reitor James Ferreira e dos setores que compõem a Propae, como o Serviço da Promoção da Igualdade Racial da Unilab (Sepir/Unilab), representado por Arilson dos Santos, a Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante, com a presença da coordenadora Valeria Fernandes, a Coordenação de Políticas Estudantis, representada por Joab Venâncio e o Núcleo de Atendimento Social ao Estudante, com a presença do gerente Bruno Lopes.

Estiveram presentes na atividade os seguintes discentes: Lauriane do Nascimento (Tremembé), Matheus Ferreira (Tremembé), Marcos Alves (Pitaguary), Eduardo Martins (Kanindé), Ana Maria da Silva e Rafael dos Santos (Quilombo do Sítio do Veiga), Antônio Jeovane da Silva Ferreira (Quilombo do Alto Alegre), Luiz Fernando Lima da Silva (Quilombo da Base). Tivemos ainda, discentes do Quilombo da Serra do Evaristo, que tentaram entrar, mas não conseguiram devido à internet fraca, o mesmo ocorreu com Cristina Isabel do Quilombo Caetanos Capuan em Caucaia e com Ana Carolina, quilombolas matriculadas no Campus de Malês.