Convênio irá viabilizar o primeiro estágio internacional para estudantes da Unilab

Data de publicação  13/04/2021, 11:20

Foi publicada na última quarta-feira (6), no Diário Oficial da União, a celebração do Convênio de Concessão de Estágio entre a Unilab e a Renewables Energy Solutions – RenSolar SpA, empresa sediada no Chile e especializada na implementação de projetos de energias renováveis. Esse é o primeiro convênio de estágio celebrado com uma instituição do exterior e se soma a outros esforços institucionais que visam potencializar a internacionalização da Unilab, possibilitando novas vias de formação para discentes em um ambiente global.

A estudante de Engenharia de Energias, Vitória Nascimento, encontrou a oportunidade de estágio na empresa chilena por uma mídia social e, ao consegui-la, procurou a Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer) para conduzir a negociação das condições para celebração do convênio. “Esta parceria é a porta de entrada para um mercado em crescente expansão e para poder atuar no projeto do Parque Solar Valle del Sol, na comuna de Santa Elena, região de Antofagasta, liderado pela Enel Green Power”, afirma a discente. Outras tratativas processuais foram realizadas pelo Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) e pela coordenação do curso.

O chefe do Serviço de Acordos de Cooperação e Convênios, da Prointer, Pedro Rodrigues, pontua a relevância da ação. “É um marco estratégico e operacional que permitirá a construção de um arcabouço normativo para que mais discentes da Unilab tenham a oportunidade de realizar estágios em outros países”, explica. Rodrigues orienta que os estudantes que desejam realizar estágio curricular em instituições estrangeiras devem procurar a Prointer para que a proposta seja analisada individualmente.

Vitória Nascimento, estudante de Engenharia de Energias, que fará o estágio internacional: “Esta parceria é a porta de entrada para um mercado em crescente expansão”.