Apresentação do ‘Ciclo de Formação Didática Contínua e Continuada’, parceria entre a UFC/Unilab, será dia 27

Data de publicação  23/04/2021, 13:43

No próximo dia 27 (terça-feira), a partir das 9h, na plataforma do Youtube da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unilab), acontecerá a apresentação das equipes do Ciclo de Formação Didática Contínua e Continuada: Formações em Ensino Híbrido e em Sequência Fedathi.

Confira o resultado da equipe Unilab, pelo Youtube da Prograd/Unilab!

A parceria entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a coordenação (em exercício) da professora Antonia Lis Torres, rendeu diversos frutos e conquistas, oriundos dos resultados dos estágios do pós-doutorado “Educação da Faculdade de Educação (FACED/UFC), pelas pesquisadoras: Ana Cláudia Uchôa Araújo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Cristina Mandau Ocuni Cá, do Instituto Dom José de Educação e Cultura, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (IDJ/UVA).

Onde tudo começou, a trama contada no vídeo a baixo!

O ano de 2019 foi o momento da interação entre as equipes da UFC/FACED/MM e do curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen/Unilab). Em visita ao Campus as Auroras/Unilab – em Redenção/CE, o pequeno grupo de pesquisadores do Laboratório Multimeios, liderado pelo professor Hermínio Borges Neto e a professora Antônia Lis, apresentou a proposta de firmar uma parceria de cooperação entre as instituições públicas.

Equipes da UFC/FACED/MM e do curso de Licenciatura em Matemática/Unilab em visita ao Campus das Auroras – Redenção/CE. (Fonte: equipe FACED/UFC)

Assim a Unilab está fazendo parte em destaque, descrito aqui: “Sobre as linhas, os bordados e as costuras – das tratativas iniciais de organização com a Unilab“. Outras ações, acompanhe no Unilab/Pós Doc.

No Dossiê do Ciclo, a conjuntura traz em ‘Desatando e criando laços – dos (re)significados da caminhada formativa’, onde pela agulha, que ajuda no alinhavo e na costura do tecido, com a participação essencial das muitas linhas, com cores diversas, podemos tomar como ilustrações os momentos de formação dos participantes e dos formadores, em que aprendizagens foram tecidas, visando à compreensão do híbrido e da Fedathi, sem desconsiderar as dificuldades sentidas por cada um, em função do contexto pandêmico e dos sentidos do trabalho e do ensino remotos, requerendo de todos ajustes, reflexões e adaptações individuais, familiares, sociais e profissionais, para a realização de suas atividades internas e externas às formações.

Sobre o Ciclo

As formações que compõem o Ciclo, ocorreram em 2020, fruto do convênio estabelecido entre a Faculdade de Educação da UFC, por intermédio do Laboratório de Pesquisas Multimeios e a Unilab, por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

Buscavam ampliar experiências formativas, acerca do uso dialógico de tecnologias digitais de informação e comunicação e da utilização refletida de uma sequência de ensino, no caso, a Sequência Fedathi, com vistas ao norteamento do trabalho educativo, com atividades complementares totalmente on-line.

Outras informações, pelo email: (prograd@unilab.edu.br).

Matéria relacionada: Ciclo de Formação Didática Contínua e Continuada (convênio Unilab/UFC) reabre inscrições até 2 de novembro