ONDE ESTAMOS

Criada sob o ideal da interiorização do ensino superior, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) busca construir vínculos estreitos com a realidade específica das regiões onde está localizada: Maciço de Baturité (Ceará) e Recôncavo Baiano (Bahia).

Campus da Liberdade

Com uma área de 9.530,4m² e localizado no município de Redenção/CE, berço da abolição da escravidão no Brasil, em 1883, o Campus da Liberdade atualmente abriga a sede institucional da Unilab, incluindo Reitoria e Pró-Reitorias e demais unidades administrativas como Ouvidoria, Procuradoria e Assessoria de Comunicação. Conta ainda um Restaurante Universitário e auditório administrativo, academia de 225m² e um espaço de convivência com anfiteatro para aulas ou apresentações ao ar livre.

Foi neste campus que tiveram início, no dia 25 de maio de 2011, as atividades letivas da Unilab.

Antes mesmo de abrigar a Unilab, o prédio já fazia parte faz parte da história da cidade de Redenção. A área foi doada pelo Sr. Gaudioso Bezerra Lima e sua esposa Maria Araripe Lima com o fim específico de ser construído o Instituto de Beneficência, denominado de ‘Patronato Pio XI’, em que a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria atuaria.

A instituição oferecia ensino de Educação Infantil e cursos profissionalizantes, como corte e costura, pintura, bordado, datilografia e culinária, além de abrigar eventos abertos à comunidade.

Para se transformar nesse espaço de ensino, pesquisa e extensão, que acolhe estudantes brasileiros e estrangeiros, o prédio passou por uma grande reforma, onde foram investidos mais de R$ 4 milhões de reais, entre recursos do Governo do Estado e da Prefeitura de Redenção.

——————————————————————

Campus das Auroras

Localizado entre os municípios de Redenção e Acarape, em terreno doado pelo Governo do Estado, o Campus das Auroras, foi inteiramente construído para abrigar a Unilab. Parte do projeto ainda está em andamento, e futuramente terá capacidade para atender cerca de cinco mil estudantes, 800 funcionários e 400 professores em suas diversas atividades.

Boa parte da primeira etapa da obra já foi concluída com a construção do prédio que hoje é a Unidade Acadêmica. A edificação tem 16.000m² e comporta 40 salas de aula (32 com capacidade para 42 alunos e 8 salas para 80 alunos), 33 laboratórios técnico-científicos e de informática, gabinetes de professor, salas de coordenação de cursos e duas secretarias. Cinco dos institutos acadêmicos possuem sede no Campus das Auroras. Recentemente, o Campus recebeu a sede da Diretoria de Bibliotecas da Unilab, antes localizada no Campus da Liberdade.

Atualmente encontram-se em construção as vias de acesso, a residência para estudantes e professores visitantes e o  restaurante universitário. Para este Campus, a universidade prevê ainda mais projetos de expansão, que estão em estudo, mas devem incluir nova área didática, além de mais laboratórios e um teatro.

——————————————————————

Unidade Acadêmica dos Palmares

Com uma área de 19.000m² e aproximadamente 2.500m² de área construída, a Unidade Acadêmica dos Palmares está no município de Acarape/CE, em terreno onde, originalmente, funcionava uma antiga fábrica de equipamentos de costura. Conta com três blocos que incluem áreas didáticos e administrativas, somando 40 salas de aula, biblioteca, gabinetes de professores, 34 laboratórios técnico-científicos e de informática, um biotério, salas para administração acadêmica, restaurante universitário e almoxarifado.

Distante quatro quilômetros do Campus da Liberdade, foi inaugurada em 20 de novembro de 2012, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. As atividades letivas foram iniciadas no dia 4 de janeiro de 2013 para os cursos de Enfermagem, Engenharia de Energias e Ciências da Natureza e Matemática.

Atualmente tramita o projeto que deve elevar a Unidade Acadêmica dos Palmares ao patamar de Campus.

——————————————————————

Fazenda Experimental Piroás

Localizada em Barra Nova, Redenção-CE, realiza pesquisa e apoio didático às disciplinas, com foco no trabalho agroecológico. Possui mais de 330000m², sendo uma áreas de preservação permanente, reserva legal, com espécies fruteiras, flores tropicais, folhagens e espécies nativas.


Campus dos Malês

A Unilab possui sede na Bahia, na cidade de São Francisco do Conde, localizada a 67 km da capital, fazendo parte da Região Metropolitana de Salvador. É a terceira cidade do Recôncavo Baiano e tem 31.699 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É considerado o município de maior população negra (maior que 90%) declarada no censo. A cidade pertenceu a Salvador até 1697, quando foi emancipada.

As atividades acadêmicas do Campus dos Malês iniciaram em fevereiro de 2013, com a aula inaugural dos cursos de graduação e pós-graduação a distância – o local funciona o Polo de Apoio Presencial. Em maio de 2014, tiveram início as atividades dos cursos presenciais, e também iniciaram as ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

O Campus conta  10 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratório de informática e quadra esportiva coberta. Atualmente encontram-se em construção mais blocos didáticos que devem dobrar a capacidade de atendimento do Campus dos Malês.

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar