Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Curso de extensão “Histórias do Monte Recôncavo” está com inscrições abertas até 31 de maio

Data de publicação  26/05/2021, 20:13
Postagem Atualizada há 3 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

O curso de extensão online “Histórias do Monte Recôncavo” está com inscrições abertas até o dia 31 de maio. A solicitação de inscrição deve ser feita pelo e-mail: historiasdomontereconcavo@gmail.com. O curso tem como um dos objetivos promover a divulgação e a valorização do patrimônio constituído pela memória e pelas narrativas de anciões, da comunidade quilombola do Monte Recôncavo (São Francisco do Conde/BA).

No total, estão sendo ofertadas 35 vagas para estudantes do campus dos Malês, com prioridade para moradores da comunidade do Monte Recôncavo, professores e educadores quilombolas. O curso será desenvolvido por meio de sessões de leitura dramatizada, debates e rodas de conversa, com encontros semanais às quartas-feiras, entre 14h30 e 16h30, a partir do dia 2 de junho. O curso vai até dia 28 de julho e terá certificação, com carga horária total de 32 horas.

A proposta desse projeto de extensão inclui promover leituras, discussões e debates sobre os seguintes temas: anciões, memória, História, África e afrodiáspora; pesquisa, extensão, interiorização, literatura e memória; Humanidades, Letras e quilombos; além de Geografia, relação com o espaço, Economia, alimentação, brincadeiras, festividades, religiosidade, curas, saúde, valores e causos.

A iniciativa propõe, ainda, “refletir em torno das características e implicações da tradução de narrativas orais e conhecimentos identificados pela comunidade como ‘histórias’ da ‘tradição’ para materiais de divulgação multimodais”, explica Carlos Guerola, docente do Instituto de Humanidades e Letras. Ele divide a coordenação do curso “Histórias do Monte Recôncavo” com Maricelia Conceição dos Santos, estudante do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, do Instituto de Humanidades e Letras (Campus dos Malês).

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO