Processo seletivo Sisure 2021- Programa de Ações Afirmativas – abre inscrições para preenchimento de 61 vagas ociosas

Data de publicação  08/09/2021, 17:02

O edital 08/2021 da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) divulga e estabelece as normas para as inscrições no processo seletivo especial Sisure/ Unilab – Programa de Ações Afirmativas, destinado ao preenchimento de 61 vagas ociosas (não preenchidas) nos cursos de graduação da Unilab, modalidade presencial. O ingresso é para o período letivo 2021.1, nos campi da Liberdade e das Auroras, em Redenção (CE); na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape (CE); e no campus dos Malês, em São Francisco do Conde (BA).

As vagas serão ocupadas por meio do Sistema de Seleção Especial, utilizando os resultado do Enem (Sisure). A Seleção de que trata o edital consistirá no aproveitamento de resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente aos anos de 2015, 2016, 2017,2018 ou 2019 e 2020 para o preenchimento de vagas na modalidade cotas estabelecidas pelo Programa de Ações Afirmativas da Unilab.

Inscrição

O requerimento de inscrição será admitido exclusivamente via Internet, neste endereço eletrônico, das 18h, do dia 08 de setembro, às 17h do dia 15 de setembro, mediante o preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição. Será aceita somente uma única inscrição para cada candidato(a), que concorrerá a uma única vaga. Poderão concorrer às vagas no processo seletivo Sisure/Unilab 2021- Programa de Ações Afirmativas (vagas ociosas) 2021.1 o(a) candidato(a) que:

1. Tenha cursado integralmente o Ensino Médio ou equivalente em escola pública;
  2. Integrar família com renda per capita de até 1,5 salário-mínimo;
  3. Pertencer  a uma das sete categorias previstas para seleção  Especial de ações afirmativas da Unilab:
  4. (CRQ) quilombolas;
  5. (IA) indígenas;
  6. (CT)  povos e comunidades tradicionais;
  7. (TRANS) pessoas com identidades trans (transexuais, transgêneras,  travestis, não-binárias, crossdressers,  pessoas que se identificam como terceiro gênero etc.)
  8. (CIG) ciganos;
  9. (REF) refugiados e;
  10. (PRES) pessoas em situação de privação de liberdade ou egressas do sistema prisional.

Pré-matrículas

O procedimento de matrícula na Unilab acontecerá, necessariamente, em duas etapas:

a) Pré-matrícula: Em função do contexto de pandemia em que estamos inseridos, a pré-matrícula será realizada de maneira virtual nas datas previstas no cronograma do edital, por meio de sistema eletrônico que será disponibilizado nos seguintes endereços: http://sisure.unilab.edu.br/ ou http://prograd.unilab.edu.br/sisure-vagas-ociosas-ingresso-2021-1/.

Todos os(as) candidatos(as) deverão preencher os formulários disponibilizados no link acima e realizar o upload (.pdf) destes no sistema:
i. Termo de Ciência
ii . Ficha de Verificação de Documentos
iii. Pesquisa Censo

Além desses documentos, os (as) interessados(as) deverão fazer o upload de toda documentação (.pdf) solicitada, de acordo com o exigido no anexo I do Edital 08/2021

b) Matrícula Curricular: Se as condições de pandemia permitirem, a matrícula curricular será realizada presencialmente nas coordenações de curso, nas datas e horários a serem comunicados aos(às) candidatos(as) pré-matriculados(as). É responsabilidade do interessado estar atento aos informes para manter-se atualizado.

Todas as informações necessárias sobre o Processo seletivo Sisure 2021- Programa de Ações Afirmativas podem ser encontradas nos endereços eletrônicos:

CONTEÚDO RELACIONADO