Nulim/BA, em parceria do Grupo de Estudos de Gênero da UFRR, realiza oficina sobre: “Análise Crítica do Discurso em prática”, dias 13 e 14. Inscreva-se já!

Data de publicação  08/03/2023, 11:18
Postagem Atualizada há 1 ano

Nos dias 13 e 14 (segunda e terça-feira), a oficina remota sobre: “Análise Crítica do Discurso em prática” acontecerá via plataforma do Google Meet, das 13h30 às 16h30.

Inscreva-se JÁ (formulário eletrônico) !

A atividade é uma promoção do Núcleo de Línguas e Linguagens do Campus dos Malês (Nulim), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), órgão complementar vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL), em parceria do Grupo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Roraima (Greg/UFRR).

A facilitação será desenvolvida pela professora do IHL/Unilab/BA, Giana Targanski Steffen – doutora em Letras-Inglês e mestre em Inglês, com experiência de ensino na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Trata-se de oficina a ser realizada virtualmente sobre questões relativas à Análise Crítica do Discurso. O objetivo desta atividade é fornecer a pesquisadores, dentro das diversas áreas das Humanidades, subsídios para a leitura, interpretação e análise de textos, seguindo a perspectiva da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Fairclough (1995).

A metodologia da oficina prevê revisão de aspectos teóricos da Análise Crítica do Discurso (ACD); apresentação de framework para análise de textos; exemplificação de análise; análise colaborativa de textos na prática.

Sobre a parceria

O Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Grupo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Roraima (Greg/UFRR) é coordenado pela professora Martha Júlia M. de Souza – doutora em Estudos Linguísticos e Literários pelo Programa de Pós Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina e mestra pelo mesmo programa, com interesses de pesquisa, os Estudos de Gênero Social (gender studies), os estudos decoloniais, a relação entre discurso e sociedade, relações de poder, neoliberalismo, discriminação e questões relacionadas a grupos sociais marginalizados (mulheres, LGBTQI+, etc). Atua nos projetos de extensão Clube de Leitura de Literatura Jovem Adulto e Feminismo na UFRR para alunos, servidores e comunidade em geral.

CONTEÚDO RELACIONADO