Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Lula receberá dia 1º de março título de Doutor Honoris Causa da Unilab

Por SECOM
Data de publicação  25/02/2013, 09:45
Postagem Atualizada há 13 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Lula DESTAQUE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Ceará dia 1º de março para receber o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A iniciativa de concessão do título a Lula partiu do reitor da Unilab, Paulo Speller, e foi aprovada no dia 6 de dezembro de 2012 pelo Conselho Superior da Universidade. A solenidade de entrega do título será realizada, às 15 horas, no Campus da Liberdade da Unilab, em Redenção.

Doutor Honoris Causa é a honraria máxima atribuída por instituições de ensino a personalidades em reconhecimento ao destaque no campo das ciências, artes ou nas relações com a sociedade. O ex-presidente Lula ocupou o cargo de presidente do Brasil de 2003 a 2011. Durante seus governos, Lula adotou uma posição de estreitamento de relações com a África colocada por ele como uma obrigação política, moral e histórica do Brasil em relação ao Continente Africano. Ele mudou a prioridade da política externa brasileira e trabalhou para ampliar as relações entre o Brasil e os países africanos. Foram 33 viagens presidenciais ao continente, com a criação de 19 novas embaixadas.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impulsionou a criação da Cúpula América do Sul-África (ASA); a instalação de um escritório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Gana; da fábrica de antirretrovirais em Moçambique; e de uma fazenda-modelo para a produção de algodão no Mali. Em julho de 2010, Lula sancionou a lei de criação da Unilab, como parte da política de cooperação acadêmica internacional com os países lusófonos, com metade das vagas destinada para alunos estrangeiros, principalmente africanos.

Lula, que recebeu o primeiro título em 2011, já acumula 12 títulos de Doutor Honoris Causa de instituições de ensino como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Instituto de Estudos Políticos de Paris, na França, e a Universidade de Coimbra, em Portugal. Além destes, o ex-presidente também tem aprovados mais de 80 títulos de instituições no Brasil e no exterior.

Trajetória

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Aos 7 anos migrou, junto com a família, para o estado de São Paulo, cidade de Guarujá, onde existiam maiores possibilidades de emprego. Começando a trabalhar ainda cedo para contribuir com a renda da família, o jovem Luiz Inácio manteve atividades de engraxate, ajudante de tintureiro e office boy; posteriormente, entrou para a área metalúrgica na Fábrica de Parafusos Marte.

Já formado torneiro mecânico pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), trabalhou nas Indústrias Villares, no ABC paulista, onde começou a participar do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Após ocupar diferentes cargos na instituição, elegeu-se presidente em 1975, sendo reeleito em 1978, e passou a representar 100 mil trabalhadores. Os sindicatos dos trabalhadores da região do ABC participaram ativamente, por meio de movimentos grevistas, das contestações ao regime militar brasileiro e da luta por mais direitos e melhores salários para os trabalhadores no final dos anos 1970, quando Lula já era o principal líder sindical.

Em 10 de fevereiro de 1980, Lula ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, que representava a união de centenas de milhares de pessoas ligadas aos movimentos sindicais, comunidades eclesiais de base da igreja católica, grupos de esquerda e intelectuais. Em 1984, Lula participou, como uma das principais lideranças, da campanha das “diretas-já” para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembleia Constituinte.

Após três tentativas, Lula foi eleito presidente da República para o período de 2003 a 2006 e reeleito para o segundo mandato, de 2007 a 2010. Manteve em sua trajetória pessoal e política o compromisso firme com a democracia, a redução da pobreza, o combate à fome e a erradicação da miséria. Desde fevereiro de 2011, Luiz Inácio Lula da Silva é presidente honorário do Partido dos Trabalhadores pela segunda vez.

Categorias