Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas abre inscrições para seleção interna de bolsistas Afrocientistas [Inscrições de 12 a 14/06]
Conforme o Edital nº 01/2024, a Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), sob a coordenação do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAABI), abre inscrições para seleção interna de bolsistas Afrocientistas, no Ceará, com duas (02) bolsas de graduação (no valor de R$ 550,00/mensal) e 11 bolsas de ensino médio (R$ 300,00/mensal) para desenvolvimento do Projeto Afrocientista, pelo período de junho de 2024 a janeiro de 2025.
O Projeto Afrocientísta é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisores Negros (ABPN), em colaboração com o Instituto Unibanco e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).
O objetivo do Projeto Afrocientista é estimular a vocação científica e promoção de estudantes negros/as matriculados/as no ensino médio, através da participação em atividades de estudo e pesquisa científica.
Os bolsistas participantes deverão desenvolver habilidades, competências e valores necessários ao letramento científico, via práticas interdisciplinares e multiculturais, com vistas à formação cidadã crítica, ética, generosa e consciente da sua humanidade.
Inscrições
As inscrições, conforme o Edital de seleção dos bolsistas de graduação, estão abertas de 12 a 14 de junho de 2024, via formulário eletrônico.
A Escola Estadual do Ensino Profissional Adolfo Ferreira de Sousa será a escola participante do projeto Afrocientista de 2024, a qual iniciou o processo de seleção dos estudantes negros/as que irão receber as bolsas do ensino médio.
O plano de trabalho será desenvolvido e coordenado pela profa. Dra. Lívia Paulia Dias Ribeiro (Coordenadora do Conselho Gestor do NEAABI) e a profa. Dra. Carolona Maria Costa Bernardo (Membro do Conselho Gestor do NEAABI).
Acompanhe o cronograma:
Sobre o NEAABI
O Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAABI/Unilab), na condição de órgão suplementar da Reitoria da Universidade, é supervisionado pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX) e tem como missão fortalecer os estudos africanos, afrobrasileiros e indígenas na instituição, visibilizando e disseminando a diversidade étnica e cultural.