Unilab celebra 14 anos com novos cursos e número crescente de estudantes

Data de publicação  19/07/2024, 16:26
Postagem Atualizada há 4 dias

Confira o vídeo em comemoração aos 14 anos da Unilab

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) celebra 14 anos de sua lei de criação (nº 12.289/2010) neste 20 de julho de 2024. Como em todo momento de renovação – fechamento de um ciclo e início de outro -, a instituição reflete sobre a trajetória vivida e as recentes conquistas que nos fazem, comunidade acadêmica, esperançar e sonhar com mais ensino, pesquisa e extensão.

O reitor da Unilab, Roque Albuquerque, cita o crescimento em graduações, com a chegada do curso de Medicina e do Parfor Equidade, trazendo os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, no Ceará, e Educação Escolar Quilombola, na Bahia, entre outros. Além disso, a Unilab tem o maior programa de educação a distância, com mais de 1.500 vagas, e o maior programa de ações afirmativas de uma universidade pública federal. “É aqui mesmo na Unilab que as coisas acontecem, o nosso potencial está aí e de braços abertos dizemos a vocês: somos dinâmicos, 14 anos estamos celebrando, vem celebrar conosco!”, disse.

Albuquerque considera que houve um marco importante para a universidade ao completar dez anos e ter, enfim, seu Estatuto publicado no Diário Oficial da União. “Nós estamos celebrando 14 anos, mas nos tornamos adultos com dez anos de idade. Que potencial é esta universidade!”, comemora.

Com o mesmo espírito de celebração, a diretora do Campus dos Malês – localizado na Bahia -, Mírian Reis, destaca a Unilab como uma exitosa política pública de interiorização e também internacionalização do ensino superior.  “Nós estamos aqui na Bahia há dez anos [desde a criação do Campus dos Malês] trabalhando nesses processos de cooperação e de intercâmbio, pensando também numa revisão das travessias transatlânticas que marcaram ao longo do tempo a história entre o Brasil e o continente africano. O Brasil, como sexta região africana, como essa região da diáspora, tem um papel fundamental no processo de reescrita dessas travessias. E acho que a educação superior, tal como fazemos na Unilab, com caráter antirracista, inclusivo, cidadão e de reparação histórica também é fundamental para esse novo momento”, comenta.

A diretora comemora as conquistas do Campus dos Malês, com a abertura de novos cursos e a continuação da obra do campus. “Nós temos uma obra que ficou parada por muito tempo, mas que agora, nesse momento em que os investimentos em educação voltam, a gente também volta a poder sonhar. (…) A gente está numa fase de pensar o futuro, projetar o futuro a partir dessas ações do cotidiano que vão mudar radicalmente o nosso modo de ser Unilab aqui. (…) uma fase de esperançar, como disse o Paulo Freire, e esse esperançar acontece aqui no Campus dos Malês, nas nossas lutas cotidianas, mas também nas respostas e nas colheitas que nós estamos começando a ter nesse novo momento”, pontuou.

Conheça um pouco mais a Unilab:

Sobre a universidade

Repositório – pesquisas desenvolvidas

Criado curso de Medicina da Unilab, com 43 vagas

Candidatos indígenas participam de seleção do Parfor Equidade na Unilab

Ato público marca retomada das obras dos prédios do campus dos Malês

Palavra-chave