Propae abre processo seletivo simplificado para concessão de auxílios no Programa de Assistência ao Estudante

As inscrições vão ocorrer de 15 a 21 de Agosto de 2024.

Data de publicação  14/08/2024, 16:23
Postagem Atualizada há 2 dias

O processo seletivo simplificado para concessão de auxílios do Programa de Assistência ao Estudante (Paes), que visa selecionar discentes internacionais e nacionais ingressantes por reserva de vagas com recorte de renda per capta de até um salário mínimo, com ingresso na Unilab no semestre de 2024.1, estará com as inscrições abertas de 15 a 21 de agosto de 2024.

Podem participar deste processo estudantes Internacionais regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação da Unilab, ingressantes no semestre 2024.1. Assim como, estudantes brasileiros ingressantes no semestre 2024.1 por meio de reserva de vagas com recorte de renda per capita de até 1 salário mínimo, conforme estabelecidos na Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas) e na Resolução Cosuni/Unilab nº 40/2021, do Programa de Ações Afirmativas da Unilab.

Os estudantes internacionais poderão solicitar os auxílios moradia, alimentação e instalação. Já os estudantes brasileiros poderão solicitar o Auxílio Ingressante.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo Portal do Discente no Sigaa, na aba auxílios/bolsas.

Para evitar erros no processo de inscrição, leia atentamente o Edital e veja com atenção os tutoriais abaixo:

Tutorial de inscrições no Paes

Tutorial de inscrições no Paes em vídeo

A seleção para o auxílio ingressante considerará o tipo de ação afirmativa/reserva de vaga inserida no Sigaa, no momento da matrícula, conforme avaliação realizada no processo seletivo realizado pela Pró-reitoria da Graduação (Prograd).

O auxílio será pago durante o primeiro ano de graduação, devendo o estudante efetuar a migração de auxílios mediante análise socioeconômica, no período de renovação no Paes, quando convocado.

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) lembra ainda que os “estudantes brasileiros não precisarão inserir documentos, pois será considerada a análise de renda efetuada no Processo Seletivo de acesso ao curso de graduação”.

Os demais estudantes ingressantes por ampla concorrência ou por reserva de vagas/ações afirmativas sem recorte de renda, bem como os internacionais que ainda chegarão ao Brasil, poderão solicitar os auxílios no próximo edital do Paes, a ser lançado em Setembro/2024. Neste caso, o deferimento de auxílios estará condicionado à realização de análise socioeconômica, de acordo com o número de vagas a ser disponibilizado.

Atividade Data
Publicação do edital 14/08/2024
Inscrições via SIGAA 15 a 21/08/2024
Análise Documental para discentes internacionais 23 a 28/08/2024
Validação do perfil de cotista 23/08 a 02/09/24
Etapa de Complementação de Documentos para discentes internacionais 29 e 30/08/2024
Análise da Complementação dos Documentos 02/09/2024
Divulgação do resultado preliminar 03/09/2024
Recurso contra o indeferimento do pedido 03/09/2024 e 04/09/2024
Análise de Recurso 05/09/2024
Divulgação do Resultado Final 06/09/2024

Mais informações, prazos, lista de documentos para estudantes internacionais e quadro de vagas, acessar Edital 04/2024/Propae.