Inscrições para Avaliação Prática do Enade já começaram

Data de publicação  24/09/2024, 17:00

No último dia 23 de setembro, tiveram início as inscrições para o primeiro período de Avaliação Prática (AP) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024.

Os coordenadores de Curso – com a colaboração dos coordenadores de Estágio e dos professores orientadores de Estágio – deverão realizar as inscrições tão logo seja possível, para que as inscrições de professores orientadores, professores supervisores e estudantes sejam concluídas até 15 de novembro deste ano.

A Avaliação Prática do Enade 2024 possui dois períodos: o primeiro período de AP começou no último dia 23/9; o segundo período de AP terá início em 3 de fevereiro de 2025. Caso algum curso não possua estudantes habilitados à AP no primeiro período, o coordenador de curso precisa, obrigatoriamente, entrar no Sistema Enade e registrar a declaração de inexistência de estudantes habilitados à AP. Caso o curso possua estudantes habilitados, o coordenador do curso deve inscrevê-los.

Concluídas as inscrições, orientadores, supervisores e estudantes devem ser comunicados para que possam proceder com as demais ações no Sistema Enade.

Confira as principais dúvidas e respostas:

1) Quem são os estudantes habilitados ao 1o período da AP do Enade 2024?

Todos os estudantes que estiverem realizando estágio supervisionado com regência de classe de 23/9 a 15/11/24, independentemente da carga horária cumprida ou do semestre do curso em que estejam matriculados, devem ser inscritos na AP. Estudantes que já tiverem concluído a regência de classe antes desse período, por aproveitamento ou não, não devem ser inscritos.

2) Alguns estudantes cumprem os critérios, mas informaram que não desejam realizar a AP. Posso não inscrevê-los?

Não. A inscrição na AP não é opcional. Todos os estudantes habilitados devem ser inscritos.

3) Já inscrevi vários estudantes na Avaliação Teórica (AT) do Enade 2024. Preciso inscrever os mesmos alunos novamente?

A inscrição na AP é independente da AT. São critérios diferentes e ações também diferentes. Na AT, apenas estudantes concluintes foram inscritos. Na AP, estudantes em regência de classe, independente do momento do curso em que estejam, devem ser inscritos. Pode acontecer do mesmo estudante ser inscrito para AT e AP, mas também pode ocorrer de um estudante fazer apenas AT ou AP.

4) Não foi ofertado estágio com regência de classe em 2024.1 no meu curso. Posso apenas deixar passar o 1º período da AP do Enade 2024?

Não. O Coordenador do Curso precisa entrar no Sistema Enade e registrar a declaração de inexistência de estudantes habilitados à AP para o 1 o período. Caso isso não seja feito, o INEP entenderá que nenhum estudante foi inscrito, devendo fazê-lo, “zerando” o conceito Enade para a AP daquele curso.

5) Qual é a diferença entre Professor Orientador e Professor Supervisor? O Coordenador precisa de que para inscrevê-los no Sistema Enade?

Professor Orientador é o professor da Unilab que acompanha o estágio supervisionado do estudante habilitado à AP. Professor Supervisor é o professor da escola que irá avaliar o estudante habilitado à AP. Para inscrever o Orientador, é necessário o CPF. Para inscrever o Supervisor, é necessário o CPF e o código da escola.

6) É verdade que os Professores Supervisores serão pagos pela AP?

Sim. Receberão R$ 100,00 para cada avaliação preenchida no Sistema Enade, até o limite de 10 avaliações por semestre.

7) Posso pedir que os Professores Supervisores preencham a avaliação dos estudantes em papel?

Não. A avaliação do estudante pelo Supervisor só pode ser preenchida no Sistema Enade, com acesso do Supervisor utilizando seu login do Gov (CPF e senha). Uma segunda pessoa não consegue reproduzir a avaliação do Supervisor por um login diferente.

8) Haverá alguma capacitação para os professores?

Sim. O INEP/MEC informou, no Edital, que as capacitações ocorreriam. Tão logo elas sejam divulgadas, encaminharemos as informações para participação.

9) A AP é uma prova igual à AT?

Não. A AT é uma prova, que será aplicada em todo o Brasil em 24/11/24. A AP é uma avaliação, que o estudante poderá preencher em qualquer dia a partir de 23/9 e até 3/12/24. O estudante, para concluir tudo da AP, deve entrar no Sistema Enade, preencher o Questionário do Estudante, o Questionário de AP, anexar o plano de aula, agendar a aula com o Supervisor e ministrar a aula.

Para mais informações, consulte o processo SEI número 23282.001197/2024-66.

Palavra-chave