Curso de Física recebe nota máxima na avaliação de Renovação e Reconhecimento do Inep/MEC

Data de publicação  14/10/2024, 13:10
Postagem Atualizada há 1 dia
O curso de licenciatura em Física, vinculado ao  Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen/Unilab), conquistou o resultado da avaliação do Curso de Física pelo Ministério da Educação (MEC), com conceito máximo, nota 5,0.

O resultado se refere à Renovação de Reconhecimento de Curso (RRC). O curso foi avaliado em 36 indicadores, que versaram sobre organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Em apenas em três indicadores o conceito obtido não foi o conceito máximo (5,0) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).

Avaliação
Para o coordenador do curso de Física/Icen, Levi Leite, ao promover uma divulgação eficaz do curso, é possível aumentar a visibilidade da nossa grade curricular e das atividades desenvolvidas, atraindo assim novos alunos interessados na área. Além disso, “essa avaliação pode servir como um fator motivador para estudantes e professores”.

Complementando, o professor esclarece que ao demonstrar a qualidade e a relevância do curso é possível estabelecer colaborações que podem resultar em estágios, projetos de pesquisa e troca de experiências, beneficiando diretamente nossos alunos e expandindo as oportunidades disponíveis para eles.

Quanto aos ganhos para o Icen/Unilab, para o professor, mestrado e doutorado em Física, Levi Leite – o qual foi tido como o ponto focal, representando o curso nas tratativas junto à Comissão de Avaliação do MEC, ” a nova avaliação do curso de Física está diretamente relacionado à possibilidade de ajudar os demais cursos a atingirem a nota 5,0. Através de uma avaliação rigorosa e bem estruturada, podemos identificar boas práticas e estratégias eficazes que podem ser compartilhadas com outras coordenações”, esclareceu o coordenador do curso.
Reunião da avaliação, com a Comissão Avaliadora do Inep/MEC com a participação dos dirigentes/professores do curso de Física, o pró-reitor de Graduação e a vice-reitora da Unilab
Sobre o curso

O Curso de Licenciatura em Física da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) teve seu início em 2014. A primeira entrada de alunos ocorreu no primeiro semestre de 2015.

Passou pelo primeiro processo de avaliação pelo INEP/MEC, com o Reconhecimento de Curso, em 2019, obtendo o conceito de curso igual a nota 4,0.

Em 2024, no período de 25 a 27 de setembro, o curso foi novamente avaliado pelo ministério (Renovação de Reconhecimento), alcançando a nota máxima: 5,0.

A licenciatura em Física está em atividade há 4 anos e meio, é ofertada com aulas presenciais em tempo integral, com oferta de 50 vagas anuais. Atualmente, segundo cadastro junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), estão matriculados 78 estudantes.

Os primeiros formandos do curso saíram em 2019.2. Esse momento foi um marco importante, pois os graduados demonstraram um excelente desempenho acadêmico. Muitos desses alunos foram aprovados em programas de mestrado com nota máxima na Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), inclusive ocupando as primeiras colocações no exames.

O reconhecimento da qualidade do curso pelo Ministério da Educação (MEC) veio em 2021, quando o curso recebeu a nota 4, refletindo a excelência da formação oferecida e as práticas pedagógicas adotadas. Apesar de ser uma boa nota, esse reconhecimento deu ânimo para melhorar ainda mais o curso.

Em 2024, uma nova conquista coroou o esforço do curso e de sua comunidade acadêmica: a nota máxima de 5 no MEC. “Este reconhecimento não apenas valida o trabalho realizado ao longo dos anos, mas também eleva o Curso de Licenciatura em Física da UNILAB a um novo patamar de excelência, reafirmando seu compromisso com a formação de profissionais qualificados e a promoção da educação de qualidade”, Levi Leite – coordenador do curso de Física/Unilab.

CONTEÚDO RELACIONADO