Enade 2024: avaliação teórica do exame ocorrerá no dia 24 de novembro

Verifique se você, estudante, está inscrito. Leia o Edital, visite a página do Enade da Unilab e fique atento às orientações!

Data de publicação  11/10/2024, 17:00
Postagem Atualizada há 4 dias

A edição de 2024 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será realizada para os cursos de licenciatura da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) que foram enquadrados para participação. São eles:

UF Instituto Curso Avaliação Teórica?
CE ICEN CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Sim
FÍSICA Sim
MATEMÁTICA Sim
QUÍMICA Sim
IEAD/IEDS COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA – EAD * Não
IH HISTÓRIA – CE Sim
PEDAGOGIA – CE Sim
SOCIOLOGIA Sim
IEAD/ILL LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA – EAD * Não
ILL LETRAS – LÍNGUA INGLESA Sim
LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA – CE Sim
BA IHL CIÊNCIAS SOCIAIS Sim
HISTÓRIA – BA Sim
LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA – BA Sim
PEDAGOGIA – BA Sim

* Os cursos Computação e Informática – EaD e Letras – Língua Portuguesa – EaD participam do Enade/2024, mas não possuem alunos habilitados para a avaliação teórica.

Os alunos destes cursos, que atenderam às condições para habilitação como concluintes, definidas no edital do Enade 2024, foram inscritos por suas respectivas coordenações e devem participar da Avaliação Teórica (AT) do exame (prova escrita), no dia 24/11/2024.

As listas com os nomes dos estudantes habilitados e inscritos podem ser consultadas, por curso, na página do Enade da Unilab.

Confira as informações básicas para os estudantes sobre a Avaliação Teórica:

– Confirme se seu nome consta na lista de inscritos (link acima);

– Uma vez confirmada a inscrição, acesse o Sistema Enade para finalizar seu cadastro e responder, até o dia 23/11/2024, o Questionário do Estudante no sistema.

– Feito isto, aguarde a liberação da confirmação do seu local de prova no sistema Enade, que estará disponível a partir do dia 4/11/2024;

– A aplicação da prova para os alunos habilitados e inscritos na Avaliação Teórica ocorrerá no dia 24 de novembro de 2024 e seguirá o horário de Brasília-DF:

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início da prova: 13h30

Término da prova: 18h

– Compareça com antecedência aos locais de aplicação, levando consigo documento válido de identificação oficial, original e com foto. (Veja a lista de documentos válidos para brasileiros e estrangeiros no item 15 do edital do Enade 2024);

– Atenção: O tempo mínimo de permanência na prova é de duas horas. Recomenda-se que todos os estudantes fiquem até 17h30 na sala, para que possam trazer o espaço próprio para anotações das questões. Isso porque, neste documento, haverá um código que permitirá ao coordenador de curso atestar sua presença na prova. (Esse ateste é necessário para os processos de colações de grau). Então, recomendamos que o estudante só deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova;

– Transcrever as respostas das questões com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, no respectivo Cartão-Resposta, sob pena de inviabilizar a leitura óptica e a correção de suas respostas;

– Manter os equipamentos eletrônicos, como celular, tablete, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de prova até a saída definitiva do local de prova.

– É importante que o estudante conheça o edital do Enade 2024 e verifique, além destas, outras orientações que estão descritas nos itens 15, 16 e 17.

O estudante inscrito para a Avaliação Teórica deve participar do exame e responder o questionário do estudante para, assim, obter a regularidade com a Avaliação Teórica do Enade. Estudantes em situação irregular com o exame só poderão colar grau a partir de agosto de 2025.