Obra do novo RU do campus dos Malês inicia-se dia 23/10; apresentação do projeto será dia 08/10, quando será assinada ordem de serviço
O campus dos Malês da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) terá um novo Restaurante Universitário, cujas obras devem ser iniciadas no dia 23 de outubro. Esse projeto do RU será apresentado à comunidade acadêmica, no dia 08 de outubro, às 10h, no hall de entrada do campus dos Malês. Na ocasião, também será assinada a ordem de serviço.
“É uma obra de construção que será implantada ao lado do prédio atual do campus dos Malês, ocupando uma área total de 1.063 m2. O refeitório tem capacidade para 340 lugares e é composto por espaços para o armazenamento de materiais e preparo de refeições”, explica o engenheiro civil Marcus Dias, chefe do setor de Planejamento do campus dos Malês (Seplan). Ele aponta que esse novo RU não é uma ampliação das obras em andamento do novo campus, e sim uma obra específica, que ficará próximo ao Bloco 2.
Ainda segundo Dias, o recurso previsto é oriundo do PAC, com a assinatura Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 14657/2025. O custo total da obra previsto foi de R$ 3,8 milhões (três milhões e oitocentos mil reais) e, após a licitação, com a aplicação do desconto apresentado pela empresa, obteve-se o valor final de R$ 3.035.000,00. A obra tem um prazo de execução de 10 meses.
Para a diretora do campus dos Malês Mírian Reis, a construção do novo restaurante visa atender a uma antiga demanda da comunidade do campus baiano, ouvida pelo governo federal: a garantia de dignidade de permanência. “O Restaurante Universitário é uma importante política de permanência estudantil. Precisamos, por isso, garantir a qualidade da alimentação ofertada, com rigoroso acompanhamento dos serviços e constante diálogo com a comunidade para garantir seu aprimoramento. Além disso, as condições de segurança alimentar e nutricional não se restringem à comida, mas incluem um ambiente acolhedor e de convivência”, afirma. Ainda segundo a diretora, essa obra, somada à conclusão dos blocos acadêmicos e a outras estruturas em licitação, “aponta para um caminho efetivo de consolidação do Campus dos Malês para a efetiva excelência das ações de ensino, pesquisa extensão, cumprindo os princípios institucionais de solidariedade e desenvolvimento”.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Proex promove encontro online com os artistas do Campus dos Malês (BA) nessa sexta-feira (03/10)
- “África-Brasil: ensino, política e sociedade” é tema da III Semana de História, no Campus dos Malês/BA, de 19 a 21/08. Participe!
- Campus dos Malês celebra colação de grau de 56 novos profissionais
- Campus dos Malês da Unilab completa 11 anos nesta segunda-feira (12/05)
- Projeto de extensão Mwana´Ngola, na área de danças tradicionais de Angola, está com inscrições abertas para novos integrantes