Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Paulo Freire, EJA e Pedagogia do Oprimido são tema do I Fórum “Vozes da Educação de Jovens e Adultos” (VEJA)

Data de publicação  13/10/2025, 12:58
Postagem Atualizada há 2 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

O Grupo de Pesquisa Observatório Vozes da EJA Brasil-África, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), realiza o I Fórum “Vozes da Educação de Jovens e Adultos” (VEJA), com o eixo temático “Paulo Freire 104 anos: Vozes da EJA em diálogo com a Pedagogia do Oprimido”. O evento ocorre no próximo dia 24, no Campus das Auroras, e será marcado por conferência magna do Prof. Dr. José Eustáquio Romão (Uninove/SP), um dos maiores expoentes do pensamento freireano em nível internacional. Será lançado ainda o livro Pedagogia de Massas do Neoconservadorismo, de autoria do conferencista, fortalecendo a dimensão científica, acadêmica e política da iniciativa do Fórum VEJA.

Inscreva-se neste link. Haverá certificado.

Além da conferência, a programação envolve lançamento de livros, exposição cultural e mesa-redonda, reunindo docentes, discentes, pesquisadores, educadores populares e parceiros institucionais comprometidos com a construção de novos horizontes para a EJA no Brasil e na África.

A realização do I VEJA se sustenta em parcerias institucionais robustas, envolvendo: o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades (Posih/Unilab); Editora Caminhar; Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); e a Rede de Extensão do Estado do Ceará (Sase/MEC). “Essa rede de colaborações reforça o caráter interdisciplinar, cultural e político do evento, alinhando-se ao compromisso histórico da Unilab com a educação pública, popular e emancipadora”, destaca o professor Luís Ferreira, coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Vozes da EJA Brasil-África.

Categorias
Palavra-chave