Projeto Uniculturas, e seu eixo de moda e desfile Unifashion, realizou a 3° Edição do Top Model Unilab 2025

No último dia 07 de novembro, no pátio do Campus da Liberdade/CE da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o projeto de extensão Uniculturas: Unidos pela Integração realizou, em parceria com o seu eixo de moda e desfile Unifashion, a gala final da 3° Edição do Top Model Unilab – Integração, diversidade e inclusão. O Uniculturas, composto por dez eixos/grupos temáticos, é coordenado pela docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Profa. Dra. Rosalina Tavares.
O vencedor do Top Model na categoria masculino foi Ivaldino Djú e o título da categoria feminina ficou com Josefa Eckert, ambos estudantes do curso de Bacharelado em Humanidades e oriundos da Guiné-Bissau.
O evento teve como principal objetivo integrar estudantes da Unilab ao universo da moda, descobrir jovens talentos oferecendo-lhes caminhos de conhecimentos nesta área. Além disso, o evento visou incentivar a desconstrução daquilo que se tem como padrão de beleza. A iniciativa buscou também destacar a valorização das culturas de candidatos a Top Model.

O evento foi organizado em duas datas. A gala de apresentação dos candidatos (não eliminatória) aconteceu em setembro, na programação alusiva ao aniversário de oito anos do Projeto Uniculturas e, dia 07 de novembro, foi realizada a gala final, dividida em três apresentações. Na primeira apresentação, os/as candidatos/as desfilaram com a camisa do evento. Na segunda etapa, desfilaram com os trajes típicos de cada país de origem e, por fim, na terceira etapa, desfilaram com vestuário de gala.
Para a coordenadora do Projeto Uniculturas, o Top Model é muito mais do que um desfile, é uma celebração da nossa diversidade, da estética negra, indígena e africana, das identidades que se encontram e se afirmam no cotidiano da universidade, além disso, destaca que esse evento tem uma importância enorme para a Unilab e sua comunidade, porque vai além da moda, ele reafirma o que somos. Mostra que nossos corpos, nossos modos de vestir, nossas expressões culturais e nossa beleza são formas legítimas e potentes de conhecimento, resistência e pertencimento, afirma.

Projeto Uniculturas
O projeto de extensão Uniculturas: Unidos pela Integração, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), coordenado pela professora Rosalina Tavares, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, foi criado por discentes de todas as nacionalidades presentes na Unilab, em 2017, como resultado do esforço de reconhecer, valorizar e divulgar a diversidade cultural existente na universidade, a partir de múltiplas expressões artísticas e culturais mobilizadas por sujeitos a partir de seu contexto de origem.
O Top Model é muito mais do que um desfile, é uma celebração da nossa diversidade, da estética negra, indígena e africana, das identidades que se encontram e se afirmam no cotidiano da universidade.
O valor fundamental que anima suas ações é o da integração. O Uniculturas é composto por “grupos temáticos” de danças africanas, ameríndias e afro-brasileiras, de teatro, moda, teatro e poesia, de música e de línguas e audiovisual que se expressam por meio de oficinas, cursos, apresentações e intervenções localizadas em variados espaços, dentro da Unilab e também nas comunidades do entorno, nas escolas que têm parceria com o projeto, em municípios do Maciço de Baturité/CE e Fortaleza e no Estado da Bahia, Campus dos Malês, em São Francisco do Conde.

Grupo de Moda e Desfile Unifashion
Unifashion é um grupo de moda e desfile vinculado ao Projeto de extensão Uniculturas: Unidos pela Integração, e tem como objetivo realizar atividades na área da moda, promovendo a valorização cultural dos países parceiros da Unilab. Por meio de peças e trajes típicos de cada país, o Unifashion: Moda, Desfile e Arte atua como uma ação de extensão que integra moda e cultura, destacando-se como uma iniciativa que busca tanto a expressão artística quanto a representatividade das diversas culturas presentes na universidade. Criado em 2017, o grupo organiza desfiles de moda, oficinas e workshops que promovem a diversidade cultural por meio da moda, envolvendo tanto a comunidade interna quanto externa. Atualmente, boa parte dos primeiros integrantes seguiram a carreira profissional como modelos.
Para obter mais informações, enviar e-mail para grupouniculturas@gmail.com ou acompanhar as páginas do Uniculturas no Instagram e Facebook.