Projeto Defensoras Populares, realizado em parceria com a Unilab, recebe Prêmio Innovare 2025

O Projeto Defensoras Populares, desenvolvido em parceria com a Unilab – por meio do Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero Cieg Dandara / Instituto de Humanidades -, a Defensoria Pública do Estado do Ceará e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi vencedor do Prêmio Innovare 2025, na categoria Defensoria Pública.
Dentre as mais de 700 práticas em todo o Brasil, o Defensoras Populares foi reconhecido como prática exemplar no aprimoramento do sistema de justiça brasileiro. Segundo a professora da Unilab Violeta Holanda, líder do Cieg Dandara, “o Defensoras Populares foi realizado por muitas mãos, mentes e corações, trabalhamos pelo emponderamento feminino, pelo combate às violências estruturais de gênero e racismo em territórios periféricos e pela promoção de acesso à Justiça”, aponta.

A premiação ocorreu no dia 03/12, com a presença das coordenadoras gerais do projeto na Unilab e na Defensoria Pública do Ceará; da representante do Ministério da Justiça; além da presença da ministra do STF Carmen Lúcia, que entregou o troféu da categoria. A premiação visa identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
Participam da comissão julgadora do Innovare ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário.
Projeto Defensoras Populares

O projeto Defensoras Populares também capacita lideranças femininas das próprias comunidades para atuarem como disseminadoras de direitos, orientando outras mulheres, identificando situações de risco, prevenindo violências e promovendo a articulação com redes de proteção.
Neste ano, cerca de 100 mulheres das regiões de Fortaleza, Sobral e Cariri foram certificadas como defensoras populares do Estado (Ceará), na primeira turma do I Curso de Defensoras Populares – projeto de extensão que é uma parceria da Unilab, por meio do Centro Interdisciplinar de Gênero (Cieg Dandara/ IH), e da Defensoria Pública, através da Escola Superior da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará – ESDP.
O projeto é financiado pelo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) da Secretaria de Acesso à Justiça – Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Matéria com informações do site do governo federal (gov.br)
_
CONTEÚDO RELACIONADO
- Abertas inscrições do curso online “Coisas que eu não quero saber, de Deborah Levy: leitura criativa e autodefinição literária”
- Até 21/07, abertas as inscrições para o Prêmio Optica, que visa incentivar a excelência acadêmica de estudantes
- Projeto de extensão lança série audiovisual sobre cozinhas comunitárias do Grande Bom Jardim (CE)
- Conceito de Jihad em crônicas islâmicas oeste-africanas é tema de debate online dia 23/05, às 14h; inscrições abertas
- Cem mulheres do CE são certificadas no I Curso de Defensoras Populares, projeto de extensão realizado em parceria com a Unilab