De 20 a 25 de janeiro, acontece o Seminário sobre Ensino Superior, Educação Básica e Formação de Educadores

Data de publicação  20/01/2014, 15:20

Na manhã desta segunda-feira (20) aconteceu a abertura do “Seminário sobre Ensino Superior, Educação Básica e Formação de Educadores”, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação em parceria com a Diretoria de Educação Aberta e a Distância, Cátedra Unesco e a Coordenação do PIBID/Unilab. As atividades seguem até o dia 25 de janeiro, promovendo discussão sobre Educação a distância, Ensino Superior, Iniciação à Docência e Formação de Gestores e docentes, fomentando a interlocução entre o ensino Básico e o ensino Superior.

Mesa de abertura

(esq. p/ dir.) Ana Lúcia Silva Souza, Pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura; Wilma de Nazaré Baía Coelho, Pró-reitora de Graduação; Nilma Lino Gomes, Reitora; Mauro Cézar Coelho, Coordenador de Pós-Graduação; Roberto Carlos da Silva Borges, Pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis

A abertura contou com a presença da reitora da Unilab, Prof.ª Nilma Lino Gomes, que destacou o fato de que o seminário reúne ações de vários setores numa discussão complementar. A Pró-reitora de Graduação, Prof.ª Wilma de Nazaré Baía Coelho, contextualizou o tema do evento e enfatizou a importância de se discutir a relação entre educação básica e superior. “Não se pode pensar em educar crianças e adolescentes para serem protagonistas em suas vidas a partir de uma base formativa pautada na repetição e na acumulação de conteúdos, algo lamentavelmente frequente em alguns cursos de formação de professores”, afirmou. Ainda para ela, o tema ganha ainda mais relevância quanto se trata da Unilab, ressaltando que “a questão educacional – e especialmente a formação de quadros – deve atender aos sistemas educacionais também dos países parceiros, constituindo e constitui, portanto, uma questão estratégica associada ao binômio desenvolvimento-democracia”.

Pró-reitora de Graduação e Reitora

Wilma Coelho, Pró-reitora de Graduação, ao lado de Nilma Lino Gomes, Reitora da Unilab

Logo em seguida foi realizada a conferência “A responsabilidade da universidade na formação de profissionais da Educação Básica”, proferida pelo Prof. Miguel Arroyo Gonzalez, professor visitante nacional sênior da Unilab. Para ele, historicamente, a universidade se pensa em função dela e pensa a educação básica em função da universidade. “Não se construiu em nosso país ainda uma identidade própria da educação básica. Toda a mídia, toda a classe média pensa o estudo de seus filhos em função da universidade. Isto significa que temos uma educação básica apenas em função de entrar na universidade, descaracterizada enquanto educação básica”, disse Arroyo, alertando para a importância de a educação básica ter a função em si mesma.

04

Prof. Miguel Arroyo Gonzalez, conferencista de abertura, ao lado da Pró-reitora de graduação, Wilma Coelho

O seminário conta com a participação de convidados, professores da Unilab e da Educação Básica da região, parceiros e tutores.

Confira a programação completa do seminário:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2014/01/SEMINÁRIO-SOBRE-ENSINO-SUP-EDUC-BAS-E-FORM-DE-EDU.pdf”]