Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

UFSCar realiza em março III Seminário Infância e Relações Étnico-raciais

Data de publicação  20/02/2014, 10:06
Saltar para o conteúdo da postagem

seminario-infancia-e-relacoes-etnico-raciais

Entre os dias 17 a 19 de março, será realizado o III Seminário Internacional: Infância e relações étnico-raciais, organizado pelo Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença”, em parceria com o curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Ministério da Educação e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O encontro, que ocorrerá no Auditório Bento Prado da UFSCar, tem como objetivo promover um diálogo com pesquisadores internacionais sobre temas ligados à infância.

Nesta terceira edição, o evento terá a presença do professor da Université Siences Po. Paris, Pap Ndiaye, considerado um dos maiores especialistas contemporâneos na temática sobre relações raciais na França. Sua obra é avaliada como precursora no que é denominado de estudos negros (Black Studies) franceses cuja ênfase se refere aos discursos e práticas acerca da discriminação racial no território francês.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 03 de março no site do evento.

Programação:

Dia 17 de março

16h – Credenciamento

18h – Mesa de Abertura

18h30 – Conferência de Abertura: “O pensamento e a condição Negra”. Convidado: Pap Ndiaye – Professor da Sciences Po. Paris. Coordenação: Anete Abramowicz

Dia 18 de março

9h — Mesa de debates:

“Representações raciais na literatura infantil francesa”. Convidada: Francis Veronique – Maître de Conférences en Sciences de l’Education à l’Université d’Orléans

“Diferença, arte e infância”. Convidada: Maria Carmen Barbosa – Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Sandra Richter da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

14h – Apresentação de trabalhos

18h—Apresentação de filme e debate sobre “A Diferença nos Documentários e na Clínica” com Miriam Chnaiderman (Psicanalista, ligada ao Departamento de Psicanálise do Sédes Sapientiae, Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP). Coordenação Anete Abramowicz

Dia 19 de março

9h – Mesa de debates “Crianças, Infâncias e as Relações Étnico-Raciais”. Convidadas: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (UFSCar) e Ione da Silva Jovino (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

14h – Apresentação de trabalhos

19h – Conferência de Encerramento: “Educação e relações étnico-raciais no pensamento contemporâneo”. Convidado: Pap Ndiaye – Professor da Sciences Po. Paris e Valter Silvério (UFSCar)

Programação complementar:

Dia 20 de março

14h – Encontro do Prof. Dr. Pap Ndiaye e da Profa. Dra. Veronique Francis com estudantes de pós-graduação, pesquisadores, professores e gestores da educação de São Carlos e região.

Categorias