Quarta Cultural comemora a independência de Cabo Verde e tem apresentação de quadrilha junina
A Quarta Cultural Maciço de Arte deste dia 02 comemorou os 39 anos da independência de Cabo Verde. O evento teve início com a saudação dos estudantes cabo-verdianos Paulo Miguel Gonçalves Fernandes e Luci Gonçalves e da articuladora de Arte e Cultura da Unilab e representante da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), Vanéssia Gomes. Essa atividade é realizada pela Associação dos Estudantes Cabo-Verdianos, com o apoio da Proex.
O aluno Paulo Miguel destacou esse momento de celebração e convidou a comunidade acadêmica para participar das próximas atividades que serão realizadas nestes dias 03, 05 e 06 de julho. “Juntos somos mais, juntos podemos mais”, declarou o estudante.
Na programação desta quarta-feira (03), foi apresentada uma peça de teatro escrita e produzida pelo grupo “Raízes de Cabral”, formada por alunos cabo-verdianos da universidade. A estudante Ailene Rosa, que faz parte do grupo de teatro e fez a narração em português da encenação, afirmou que a ideia do grupo foi apresentar Cabo Verde antes e depois da independência, mostrando questões como a escravatura, a violência e as drogas. Durante a peça, os personagens falaram em crioulo, língua materna do país. “Já que estamos comemorando a independência do nosso país, temos que fazer alusão a nossa língua”, esclareceu Ailene.
Em seguida, a programação da Quarta Cultural Maciço de Arte foi finalizada com a apresentação da quadrilha junina da comunidade da Lagoa Grande, de Aracoiaba, “Coração Junino”. Um dos integrantes do grupo é Jerry Deyvid Freires Ferreira, estudante do curso de Enfermagem da Unilab.
Programação da independência de Cabo-Verde segue nos próximos dias
Os estudantes cabo-verdianos continuarão a comemoração da independência neste dia 03, às 18h30, no Pátio do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade. Durante a programação, haverá apresentações de dança, música, poesia, desfile de roupas típicas, dentre outras atividades. No dia 05, às 22h, terá a noite de gala cabo-verdiana, no Clube de Acarape, e no dia 06, às 19h, será realizada uma Missa de Eucaristia na Igreja Matriz de Redenção. Na ocasião, terá a participação do coral de estudantes cabo-verdianos.