CABO VERDE – SOS Tartarugas inicia estudo dos cetáceos ao redor da Ilha do Sal em parceria com os operadores locais

Data de publicação  13/08/2014, 10:55

banderia-caboverdePouco se sabe sobre os cetáceos (baleias e golfinhos) que visitam as águas ao redor da ilha do Sal, em Cabo Verde, e, por isso, a SOS Tartarugas iniciou uma parceria para o estudo destes animais. A falta de publicações científicas a respeito do tema, associado ao desenvolvimento de excursões para a sua observação, mostra a necessidade de melhorar o conhecimento sobre estes mamíferos.

Com esse objetivo tem sido criada uma parceria com a C-Riders, operador que realiza excursões marinhas para observar cetáceos na área, em que este permite a presença de um biólogo a bordo da sua lancha para fazer o estudo, em troca esse biólogo disponibiliza informações do ponto de vista científico aos visitantes e à tripulação.

observacao-cetaceos-golfinhos-dolphins-acores-4

O projeto pretende criar uma base de dados sobre visitas à ilha do Sal, em colaboração com os participantes nessas atividades, assim como a elaboração de um guia prático das espécies mais comuns. Além disso, o trabalho busca implementar um Código de Conduta com orientações internacionais para as visitas aos cetáceos.

Para o futuro, a SOS Tartarugas pretende não só reforçar as parcerias que até agora conseguiu, mas também criar outras novas e planeja ainda saídas educativas ao mar com crianças das escolas primárias, para que estas tenham a oportunidade de ver estes mamíferos de perto, e não somente num projetor. O objetivo é mostrar a importância que os cetáceos (baleias e golfinhos) desempenham no ecossistema marinho.

Fonte: A Semana (Cabo Verde)