Coordenador para Promoção da Igualdade Racial do Estado visita Unilab

Data de publicação  18/01/2012, 11:36

A Unilab recebeu nesta terça-feira (17) a visita do chefe da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Ivaldo Paixão. Ele veio acompanhado da articuladora da Célula de Articulação Regional, Márcia Maria de Albuquerque. Os dois foram recebidos pelo reitor, Paulo Speller, e pela vice-reitora, Maria Elias Soares.

Reitor Paulo Speller, Ivaldo Paixão, vice-reitora Maria Elias Soares e Márcia Albuquerque

A coordenadoria especial é ligada ao gabinete do governador Cid Gomes e foi criada há dois anos. Em maio de 2011, Ivaldo Paixão assumiu a chefia do órgão. Na visita à Unilab, ele destacou a importância da universidade na promoção da igualdade racial entre os povos brasileiro e africano e propôs uma parceria para a comemoração da abolição da escravatura no próximo mês de março.

A proposta é realizar um evento acadêmico e cultural com apoio da Unilab e outras instituições para debater os desafios da relação entre as raças e festejar a libertação dos escravos, com destaque para a participação de Redenção na história do Brasil, por ter sido a primeira província do país a abolir a escravatura, em janeiro de 1883.

Ivaldo Paixão apresentou o projeto do evento para o reitor Paulo Speller, que se comprometeu em colaborar prontamente cedendo os espaços da universidade para um dos seminários e mobilizando toda a comunidade acadêmica para participar das atividades.

Abdias Nascimento

O evento ainda está em fase de planejamento e tem como tema: “Zumbi dos Palmares a Dragão do Mar. Edição: Abdias Nascimento”, em referência ao intelectual brasileiro e militante da luta contra a discriminação racial e pela valorização da cultura negra. Abdias Nascimento escreveu vários livros sobre tema, foi deputado federal e senador da República, chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2010. Ele morreu aos 97 anos, vítima de insuficiência cardíaca em decorrência de diabetes, em maio de 2011 no Rio de Janeiro.