Café com Letras debate discursos sobre o Dia Internacional da Mulher

Data de publicação  26/05/2015, 17:18

Professora Edmar Peixoto, da UERN.

Nesta quinta-feira (28), o Café com Letras apresenta a palestra “A dimensão subjetiva da argumentação em discursos sobre o Dia Internacional da Mulher”, com a professora mestra Edmar Peixoto de Lima, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern). A palestra ocorrerá no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, às 16h.

Partindo do princípio de que o ato argumentativo permeia os diversos espaços discursivos, a argumentação está presente nas diversificadas ações comunicativas. Nesse sentido, os discursos, ao serem proferidos, têm sempre um interlocutor em vista e mantêm uma relação dialógica com outros discursos.

“Nossa proposta tem como objetivo apresentar um panorama geral da argumentação com o intuito de aclarar o percurso da área e em seguida discutirmos a teoria sob a perspectiva dos estudos de Oswald Ducrot, que defende a argumentação presente na língua, e das pesquisas desenvolvidas por Chaïm Perelman, que propõe uma argumentação mais voltada ao discurso com vistas a convencer ou persuadir o auditório”, explica a professora.

Edmar Peixoto possui graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, especialização em Ensino da Língua Inglesa e Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Regional do Cariri (Urca); mestrado em Letras, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), cursando o doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Atualmente é professora assistente III, na área de Língua Portuguesa, do Departamento de Línguas Vernáculas (DLV), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com atuação no Campus de Pau dos Ferros e orienta alunos de graduação e de pós-graduação lato sensu.

Café com Letras

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua terceira edição (2014-2015), é organizado pela professora Cláudia Ramos Carioca. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.