Quarta Cultural Maciço de Arte homenageia o Maracatu Cearense, com palestra que aborda história e trajetória
O projeto de extensão Quarta Cultural Maciço de Arte dessa semana homenageia o Maracatu Cearense, com palestra do pesquisador Aterlane Martins. A ação acontece nesta quarta-feira (24), às 10h, na sala 04, do bloco didático.
A palestra com o tema “Memória e cidadania: trajetória histórica e aspectos culturais dos maracatus cearenses” terá uma abordagem histórica sobre a trajetória da cultura afrobrasileira, centrada nas manifestações culturais desenvolvidas no Ceará no século XIX que resultaram na criação do Maracatu cearense, no século XX. A palestra buscará discutir as relações entre a preservação da tradição cultural dos maracatus e ação de cidadania em que se configuram na contemporaneidade. O Maracatu é visto e vivido como um patrimônio cultural cearense.
Essa edição está sendo realizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), em parceria com Associação Cultural Arraia da Liberdade (ACAL), da cidade de Redenção/CE.
Sobre o palestrante
Aterlane Martins é professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Quixadá, Mestre em História Social e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM) – UFC/CNPq. Artelane representa também as Tradições Populares no Conselho Estadual de Política Cultura – CEPC/Secult/CE.