Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Grupo Teatro de Caretas apresenta peça e lança livro sobre teatro de rua na Unilab

Data de publicação  21/03/2016, 09:41
Postagem Atualizada há 8 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Cena do espetáculo A Casa da Mãe Joana

Cena do espetáculo A Casa da Mãe Joana

Na próxima quarta (23), o Grupo Teatro de Caretas apresenta, a partir das 19h, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o espetáculo “A Casa da Mãe Joana”. Logo em seguida, fará o lançamento do livro “Teatro de Rua: Discursos, Pensamentos e Memórias”.

A obra, organizada por Jussara Trindade, Licko Turle e Vanéssia Gomes, terá distribuição gratuita aos grupos e artistas de teatro presente no evento. Já a apresentação integra o projeto de extensão Quarta Cultural Maciço de Arte, que, durante o mês de março, realiza ações em homenagem ao teatro.

A Casa da Mãe Joana é um espetáculo de autoria de Beto Meneis e direção de Vanéssia Gomes e trata sobre a condição das mulheres frente o abuso sexual de crianças e adolescentes. Narrando a história de uma mulher que busca solução para uma situação inesperada, o espetáculo suscita questões humanísticas: Quais os limites para protegermos alguém? Somos determinantes na vida dos outros? A partir desses questionamentos busca entender a linha tênue entre o público e o privado. Além de fazer um alerta: a violência pode, de várias formas, alcançar a todos.

O espetáculo já percorreu diversos espaços da cidade de Fortaleza e em outros Estados. Tendo passado pelo Festival dos Inhamuns, Festival Popular de Fortaleza, Festival Nacional de Campo Limpo, em São Paulo, e ainda fez temporada no Centro Cultural da Juventude de Fortaleza – Rede Cuca, além de diversas apresentações em comunidades de periferia de Fortaleza, através da ONG Visão Mundial.

A casa da mãe joana - escola 2

Sobre o Grupo

Teatro de Caretas é um grupo de teatro de rua, sediado em Fortaleza/CE, que tem como foco a pesquisa de linguagem cênica baseada em processos de criação de grupo, para a construção da performance do ator de rua. Tem como referência para as criações teatrais a cidade e sua poética, sempre instigados pelas manifestações populares que nascem e se recriam em espaços abertos, livres e públicos.

Livro Teatro de Rua

O livro “Teatro de Rua: Discursos, Pensamentos e Memórias em Rede” está organizado de forma a propiciar aos leitores, em especial aqueles artistas que atuam nos espaços abertos, os múltiplos olhares de algumas práticas/experiências artísticas realizadas pelos rueiros do Brasil que se transformaram em estudos, pesquisas, reflexões e registros históricos.

a casa da mãe joana - roda de rua

O livro é composto por texto de vários especialistas da área: Amir Haddad (RJ), Ana Maria Pacheco (RJ), Adailtom Alves (SP), Alexandre de Araújo (SP), André Carreira (SC), Edson Souza (SP), Getúlio Góis (MG), Humberto Lopes (PB), Jhon Weiner de Castro (MG), Jussara Trindade (RJ), Lara Matos (SC), Licko Turle (RJ), Lindolfo Amaral (SE), Mirtthya Guimarães (PB), Narciso Telles (MG), Nonato Santos (RN), Osvanilton Conceição (BA), Pedro Bennaton (SC), Sandro de Cássio (SP), Toni Edson (SE), Vanéssia Gomes (CE).

“Este livro é uma conquista para a multiplicação dos saberes e fazeres desta modalidade teatral, na permanente busca pelo fortalecimento das artes públicas no país. É também um merecido presente para se comemorar os 10 anos da Rede Brasileira de Teatro de Rua e os 18 anos do Grupo Teatro de Caretas”, afirma Vanéssia Gomes.

Categorias