Inscrições abertas para o I Encontro Regional sobre Ética, Práticas e Teorias na Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades

Data de publicação  12/09/2016, 17:38

Humanidades

O primeiro Encontro Regional sobre Ética, Práticas e Teorias na Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades é uma realização do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propg) e da Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unilab, que acontecerá entre os dias 21 a 23 de setembro, em horários e locais diferenciados, conta com palestra, mesas redondas e apresentações culturais.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário online do site do Mestrado de Humanidades.

A programação tem início na próxima quarta-feira (21), com abertura a partir das 14h30, no Auditório do Campus das Auroras, Redenção/CE, com a palestra: “Sociedade capitalista e divisão do trabalho intelectual”, apresentada pelo professor de Filosofia e associado da Universidade Estadual do Ceará (Uece), João Emiliano Fortaleza de Aquino.

No mesmo dia (21), no horário das 18h30 às 19 horas, o músico e estudante do MIH, Ronald Carvalho faz sua apresentação cultural no Campus da Liberdade, Redenção/CE.

Logo em seguida, acontecerá a primeira Mesa Redonda, das 19h às 22 horas, mediada por Joviano de Sousa Silva, mestrando do MIH, com a temática: “O Campo Interdisciplinar da História da Educação em Saúde”, apresentada pelo professor do Instituto de Humanidade e Letras (IHL) e doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Roberto Kennedy Gomes Franco.

“Disse eles não sabem, mas o fazem: Trabalho de Campo e Interdisciplinaridade” é o outro tema a ser discutido na primeira mesa redonda, apresentada pelo professor do IHL e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Gledson Ribeiro de Oliveira e pelo professor do IHL e o mestrando do MIH, Fernando Antônio Fontenele Leão.

No dia 22, das 14h30 às 17h30, no Auditório 1 do Campus das Auroras, Redenção/CE, acontecerá a segunda Mesa Redonda, mediada pelo professor do MIH, Francisco Victor Pereira com o tema: “Posso fazer pesquisa crítica e científica? Respostas de colônias a partir do paradigma da libertação”, apresentada pelo professor do IHL e doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), James Ferreira Moura Júnior, pelos mestrandos do MIH, Isaac Bruno Oliveira Araújo e Mayara Martins de Lima Silva.

No Campus das Auroras, a partir das 18h30, o Grupo Cultural do Timor-Leste abrirá a terceira Mesa Redonda como o tema ”Pesquisa em Humanidades e Comitê de Ética: “é o tempo da travessia?”, mediada pela mestranda do MIH, por Larissa Ketlin Souza de Araújo e apresentada pela professora do IHL e doutora em Letras pela UFPE, Jo-A-mi, além das mestrandas do MIH, Márcia Maria de Alguquerque e Josiara Gurgel Tavares.

No dia 23, último dia do evento, das 14h às 17`horas, a temática que será abordada na quarta Mesa Redonda traz “A tradição viva afro-brasileira: reflexões para a pesquisa sobre oralidade”, mediada pelo professor Antônio Vieira Silva Filho e apresentada pelo professor Franck Pierre Gill Ribard, doutor em História pela Université de Paris Sobonne e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), além das mestrandas do MIH, Elisângela Maria Ricardo e Paulo César Alves Garcia.

Para encerrar o encontro, a partir das 17 horas, a Banda e Dança de Guiné-Bissau e a discotecagem de Nixon Araújo vão animar a todos presentes.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2016/09/Programação-Evento-MIH.pdf”]

BOTAO-AVALIE