NIT Unilab promove curso sobre comunicação para inovação

Data de publicação  20/12/2016, 15:09
nit-john

Parte presencial foi realizada no Campus das Auroras e a etapa EAD completa o curso, com carga horária de 20 horas. Foto: arquivo do núcleo.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unilab promoveu, nos dias 15 e 16 de dezembro, o curso “Comunicação e Marketing para a Ciência, Tecnologia e Inovação”. Ministrado pela gerente de comunicação da Agência de Inovação Inova Unicamp, Vanessa Sensato, o curso de 20 horas abordou ferramentas de comunicação, como sites, blogs e eventos, voltados para a promoção da cultura do empreendedorismo e da inovação.

Durante o curso, Vanessa comentou que a Unicamp ocupa atualmente o 3º lugar no ranking de depósito de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “Em 2015, a universidade recebeu quase R$ 2 milhões em royalties relacionados ao licenciamento de tecnologias desenvolvidas na universidade”, disse.

A gerente destacou como de grande importância a atual busca das universidades no Brasil e no exterior para se tornarem universidades empreendedoras. Na Unicamp, mais de 400 empresas foram fundadas por ex-alunos. Juntas, as empresas faturam R$ 3 bi anualmente e empregam cerca de 22 mil pessoas. “Programas de capacitação em habilidades empreendedoras são essenciais dentro das universidades”, afirmou Vanessa, que descreveu alguns dos programas desenvolvidos na Unicamp, como o Desafio Unicamp e o Programa Inova Jovem.

Professor do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds), John Félix destaca que o curso evidencia os resultados do trabalho do NIT, o impacto que pode ser gerado com inovação na comunidade acadêmica de uma universidade e que é preciso investir em uma nova forma de pensar as universidades que buscam ser empreendedoras.

Sobre o NIT Unilab

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unilab foi criado em 2013 com a missão de promover a cultura da inovação e do empreendedorismo na comunidade da Unilab.