Semana de Engenharia de Energias debate recursos energéticos e semiárido. Inscreva-se

Data de publicação  27/04/2017, 16:48

A I Semana de Engenharia de Energias (Senge) da Unilab ocorre de 15 a 18 de maio, com o tema “Recursos energéticos no contexto do semiárido nordestino”. Palestras, minicursos, mesas-redondas, workshops, grupos de discussões, visitas técnicas e amostras de tecnologia compõem as atividades, realizadas no Campus das Auroras, em Redenção/CE, e na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE. Inscreva-se neste link.

O credenciamento ocorre no primeiro dia de evento, na sala dos Centros Acadêmicos, Unidade Acadêmica dos Palmares, Bloco III. Ainda no dia 15, paralelamente ao credenciamento, acontecerá o Pré-I Senge, no qual as atividades serão voltadas aos estudantes das escolas de ensino médio do Maciço de Baturité. No evento, eles terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o curso de Engenharia de Energias, os trabalhos desenvolvidos e participarem de visitas aos laboratórios utilizados pelos alunos do curso na Unilab.

Na terça-feira, dia 16, o professor Daniel Albiero, da Universidade Federal do Ceará (UFC), ministrará a palestra de abertura com o tema “Recursos energéticos no contexto do semiárido nordestino”, no auditório do Campus das Auroras. O evento contará também com a participação da professora Jeanete Koch, do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com a palestra “O cenário da matriz energética brasileira”.

Além dos professores citados, o evento contará com a participação de profissionais da A Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (Fejece), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Crea Jr., um programa do Conselho de Engenharia e Agronomia do Ceará.

Na quarta-feira, pelo turno da manhã, o tema principal será Energias Renováveis, com palestras sobre Energia Eólica, Solar e Biomassa.

Já os minicursos acontecem na terça e quarta-feira, no turno da tarde: Introdução ao Phython para Engenharia; AutoCAD Conceitos e Aplicações; R: Estatística para Engenharia; Introdução a Projetos de Iluminação, entre outros.

Na quinta-feira, pelo turno da manhã, o debate girará em torno do Sistema Integrado Nacional (SIN), com palestras sobre geração e distribuição de energia elétrica. À tarde, os participantes terão workshops, entre eles o ministrado pela palestrante Monique Marciel, da Fejece, com o tema “Ser Júnior para ser Gigante Sempre”.

Tanto a abertura quanto o encerramento do evento contarão com apresentações culturais.

A programação completa estará disponível em breve na página do evento. Quaisquer dúvidas, envie e-mail à comissão organizadora: sengeunilab@gmail.com.