Curso de extensão aborda uso de fontes históricas em sala de aula
Discutir sobre as possibilidades e usos das fontes históricas (escritas e visuais) como material didático para o ensino de História na escola básica. Esse é o objetivo do curso de extensão “O uso de fontes históricas em sala de aula na educação básica”, cujas inscrições começam nesta terça-feira (15) e se estendem até 5 de setembro, pelo e-mail oficinadefontes@gmail.com.
O curso faz parte do projeto de extensão “Tratamento e catalogação da coleção particular de Ladeísse Silveira para montagem de acervo público de pesquisa documental”, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Unilab, por meio de concessão de bolsa Pibeac.
Ministradas pelos professores Fernanda Pinheiro e Américo Souza, as atividades ocorrem nos meses de setembro e outubro, aos sábados, com duração de 20 horas. São 40 vagas, sendo 30 para professores de História da Educação Básica dos municípios de Acarape e Redenção e 10 para estudantes do curso de licenciatura em História da Unilab.
“Pretende-se apresentar e compartilhar com os participantes algumas questões ligadas às práticas de ensino que apostam na análise documental como forma de potencializar o “pensar historicamente’ e que facilitam a familiaridade dos estudantes escolares com formas de representação do passado e fortaleçam a capacidade de raciocínio sobre os processos sociais”, informam os organizadores no projeto do curso.
A metodologia contará com o formato de oficina, a partir de textos que permitam a discussão e o aprendizado de conceitos básicos para o tema e com a realização de exercícios práticos de uso de documentos históricos, textuais e visuais, na elaboração e ministração de aulas de História na educação básica.
Veja o conteúdo programático:
Unidade I: O documento e a História: trajetória, limites e possibilidades (4h)
Unidade II: O ensino de história e produção do conhecimento histórico (4h)
Unidade III: O uso de documentos textuais e visuais em sala de aula: teoria e prática I (4h)
Unidade IV: O uso de documentos textuais e visuais em sala de aula: teoria e prática II (4h)
Unidade V: O uso de documentos históricos para o ensino de história local (4h)
Cronograma
Data |
Atividade |
16/9/2017 |
Abertura do curso, execução das atividades da Unidade I |
23/9/207 |
Execução das atividades da Unidade II |
30/9/2017 |
Execução das atividades da Unidade I execução das atividades da Unidade III |
7/10/2017 |
Execução das atividades da Unidade IV |
14/10/2017 |
Execução das atividades da Unidade V e encerramento do curso |