Bibliotecas da Unilab no Ceará e na Bahia suspendem temporariamente o recebimento de doações de livros

Data de publicação  03/10/2017, 12:55

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Unilab (Sibiuni) comunica que, em razão das limitações do espaço físico nas bibliotecas para acomodar o crescente acervo, o Sistema de Bibliotecas da Unilab, no Ceará e na Bahia, ficará temporariamente sem receber doações de livros.

As doações de livros que fazem parte das bibliografias dos cursos serão mantidas, desde que esses títulos ainda não componham o acervo.

Tão logo seja possível a expansão do espaço físico, o Sistema de Bibliotecas voltará a receber as doações, conforme os critérios estabelecidos na Política de Formação e Desenvolvimento do Acervo do Sistema de Bibliotecas da Unilab, que já foi concluída e encaminhada ao Conselho Universitário (Consuni) para apreciação. Nesse documento constam os critérios e procedimentos que norteiam a formação do acervo, inclusive por doação.

Acervo de mais de 50 mil exemplares

Atualmente, o Sistema de Bibliotecas da Unilab tem cadastrado como acervo (Sistema Pergamum) das bibliotecas dos campi do Ceará e da Bahia cerca de 50.400 exemplares, sendo que aproximadamente 2.500 desses ainda se encontram no Setor de Processamento Técnico (Campus das Auroras), aguardando a possibilidade de ir para as estantes. Esses livros constam das bibliografias dos cursos de graduação da Unilab.

Outra medida que o Sibiuni pretende tomar é, provisoriamente, diminuir nas estantes a quantidade de exemplares daqueles títulos com pouca ou quase nenhuma procura pelos usuários, possibilitando que outros títulos sejam disponibilizados à comunidade.